Mais
×

Como visualizar metadados em programas de fotos

Atualizada July 20, 2017

As câmeras digitais imprimem conjuntos de dados, como data, hora, tipo de câmera e lentes usadas, em cada foto que você tira. Essas informações são chamadas de metadados. Muitos programas de software no mercado são exclusivamente dedicados a dar acesso aos metadados, mas apenas alguns programas de fotos utilizados permitem que você os veja como parte de um amplo pacote de melhoria das fotografias. Programas comumente usados ​​são o Adobe Photoshop, Windows Live Galeria de Fotos e Google Picasa.

Instruções

Tenha acesso às informações das fotos tiradas pela sua câmera (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    Trabalhando com o Adobe Photoshop

  1. Abra a foto no Photoshop para ver seus metadados.

  2. Vá em "Arquivo" e desça até "Informações do Arquivo". A janela de diálogo "Informações do Arquivo" irá aparecer.

  3. Clique em "Dados da Câmera". Isso irá mostrar dados como o tipo da câmera e da lente usada para tirar a foto, o comprimento focal e de abertura, a data e a hora na qual a foto foi tirada.

  4. Selecione "Descrição"; aqui você pode adicionar palavras-chave e uma descrição da imagem, além de um título.

  5. Vá em "IPTC"; aqui você pode ver ou adicionar o nome do fotógrafo e seu endereço de casa, URL do seu site, números de telefone e endereços de e-mail. O IPTC é um padrão de metadados desenvolvido para fotógrafos profissionais pela International Press Telecommunications Council. Outras categorias incluem "Dados de vídeo", "Dados de áudio" e "SWF Portátil".

    Trabalhando com a Galeria de Fotos do Windows Live

  1. Importe as fotos que você deseja visualizar. Para fazer isso, clique em "Início", em seguida escolha "Importar". Selecione a câmera ou a pasta com as fotos que você deseja editar, clique em "Importar" e clique em uma das duas opções oferecidas e clique em "Avançar". Escolha as fotos e clique em "Importar".

  2. Clique em "Marcação e Legenda", selecione "Propriedades". A janela de rolagem aparecerá onde você pode escolher entre "Renomear", "Redimensionar" ou "Ajustar a Hora". Para cada uma destas categorias de metadados uma janela de diálogo será aberta quando você clicar nelas.

  3. Clique em "Renomear" para ver a janela "Informações" na parte inferior do lado direito da galeria de fotos. Lá você pode alterar o nome da foto.

  4. Selecione "Redimensionar" para ver a janela de diálogo de redimensionamento. Se você alterar sua foto, clique em "Redimensionar e Salvar" para salvar as mudanças.

  5. Clique em "Ajustar a Hora" para ver a janela de diálogo "Alterar hora tirada". Se você editar o horário, clique em "OK" para salvar e volte para a galeria principal.

    Trabalhando com o Picasa da Google

  1. Ligue seu computador e abra o Picasa.

  2. Abra as fotos que você deseja digitando um termo de pesquisa na caixa "Pesquisar" da biblioteca. Você também pode pesquisar suas fotos usando filtros predefinidos do Picasa.

  3. Clique no painel "Mostrar/Ocultar Propriedades" para ver metadados EXIF ​​das fotos. Outra maneira de ver é clicar com o botão direito do mouse (em um PC) ou "clicando com a tecla Control" (em um Mac) uma foto e escolher "Propriedade" (para PC) ou "Obter informações" (para Mac).

  4. Veja os metadados, tais como data e hora, nome do autor, e localização, no painel "Propriedades". Você também pode editá-los se desejar.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article