Como visualizar metadados em programas de fotos

Escrito por valerie berta | Traduzido por geissy de assis
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como visualizar metadados em programas de fotos
Tenha acesso às informações das fotos tiradas pela sua câmera (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

As câmeras digitais imprimem conjuntos de dados, como data, hora, tipo de câmera e lentes usadas, em cada foto que você tira. Essas informações são chamadas de metadados. Muitos programas de software no mercado são exclusivamente dedicados a dar acesso aos metadados, mas apenas alguns programas de fotos utilizados permitem que você os veja como parte de um amplo pacote de melhoria das fotografias. Programas comumente usados ​​são o Adobe Photoshop, Windows Live Galeria de Fotos e Google Picasa.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Trabalhando com o Adobe Photoshop

  1. 1

    Abra a foto no Photoshop para ver seus metadados.

  2. 2

    Vá em "Arquivo" e desça até "Informações do Arquivo". A janela de diálogo "Informações do Arquivo" irá aparecer.

  3. 3

    Clique em "Dados da Câmera". Isso irá mostrar dados como o tipo da câmera e da lente usada para tirar a foto, o comprimento focal e de abertura, a data e a hora na qual a foto foi tirada.

  4. 4

    Selecione "Descrição"; aqui você pode adicionar palavras-chave e uma descrição da imagem, além de um título.

  5. 5

    Vá em "IPTC"; aqui você pode ver ou adicionar o nome do fotógrafo e seu endereço de casa, URL do seu site, números de telefone e endereços de e-mail. O IPTC é um padrão de metadados desenvolvido para fotógrafos profissionais pela International Press Telecommunications Council. Outras categorias incluem "Dados de vídeo", "Dados de áudio" e "SWF Portátil".

    Trabalhando com a Galeria de Fotos do Windows Live

  1. 1

    Importe as fotos que você deseja visualizar. Para fazer isso, clique em "Início", em seguida escolha "Importar". Selecione a câmera ou a pasta com as fotos que você deseja editar, clique em "Importar" e clique em uma das duas opções oferecidas e clique em "Avançar". Escolha as fotos e clique em "Importar".

  2. 2

    Clique em "Marcação e Legenda", selecione "Propriedades". A janela de rolagem aparecerá onde você pode escolher entre "Renomear", "Redimensionar" ou "Ajustar a Hora". Para cada uma destas categorias de metadados uma janela de diálogo será aberta quando você clicar nelas.

  3. 3

    Clique em "Renomear" para ver a janela "Informações" na parte inferior do lado direito da galeria de fotos. Lá você pode alterar o nome da foto.

  4. 4

    Selecione "Redimensionar" para ver a janela de diálogo de redimensionamento. Se você alterar sua foto, clique em "Redimensionar e Salvar" para salvar as mudanças.

  5. 5

    Clique em "Ajustar a Hora" para ver a janela de diálogo "Alterar hora tirada". Se você editar o horário, clique em "OK" para salvar e volte para a galeria principal.

    Trabalhando com o Picasa da Google

  1. 1

    Ligue seu computador e abra o Picasa.

  2. 2

    Abra as fotos que você deseja digitando um termo de pesquisa na caixa "Pesquisar" da biblioteca. Você também pode pesquisar suas fotos usando filtros predefinidos do Picasa.

  3. 3

    Clique no painel "Mostrar/Ocultar Propriedades" para ver metadados EXIF ​​das fotos. Outra maneira de ver é clicar com o botão direito do mouse (em um PC) ou "clicando com a tecla Control" (em um Mac) uma foto e escolher "Propriedade" (para PC) ou "Obter informações" (para Mac).

  4. 4

    Veja os metadados, tais como data e hora, nome do autor, e localização, no painel "Propriedades". Você também pode editá-los se desejar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível