×
Loading ...

Vitamina C para cães e seus rins

Todos os cães processam vitamina C internamente e não requerem suplementos até ficarem mais velhos ou tiverem alguma deficiência nutritiva. Pedras nos rins se formam em cães com tratos urinários altamente ácidos, com doses de vitamina C usadas em seu tratamento e cura. A vitamina C contém ácido ascórbico, então os cachorros com níveis normais ou baixos que tomam suplementos normalmente não desenvolvem cálculos renais. Isso ocorre porque a vitamina C acidifica a urina do cão, dissolvendo as pedras e evitando sua formação.

A vitamina C é considerada um diurético, já que aumenta o fluxo da urina (oranges image by Marek Kosmal from Fotolia.com)

Vantagens e desvantagens da vitamina C

Normalmente, a maioria dos donos de cachorros dá vitamina C para seus animais para aliviar os sintomas da cinomose e da displasia de quadril, para ajudar na recuperação após fraturas ou cirurgias ou evitar infecções do trato urinário e evitar a formação de cálculos. Contudo, a vitamina C pode matar células saudáveis através da oxidação, assim como a vitamina K; um excesso de vitamina C pode diminuir os níveis de vitamina B12; vitamina C demais pode aumentar tumores e aumentar os níveis de ferro livres de oxidativos.

Loading...
A vitamina C oferece vantagens e desvantagens para seu cachorro (little dog image by Melissa Schalke from Fotolia.com)

Sinais de cálculos renais em cães

Antes de dar vitamina C ao cachorro, primeiro observe se ele tem sintomas de cálculo renal. Alguns sinais são o sangue na urina, vômito, urina "gotejante", dolorida, em locais incomuns (no meio da cama ou no chão da cozinha), irritação do trato urinário ou incapacidade de urinar. Se o cachorro está treinado para urinar em certos lugares, o sangue na urina é o primeiro sinal a ser visto. Cães que são levados para fora da casa para urinar pelo menos três vezes ao dia têm menor probabilidade de cálculos que cachorros que não fazem exercício.

A urina do cachorro e a função renal

Observar a cor da urina do cão é responsabilidade do dono, já que a cor da urina é um excelente indicador do funcionamento dos rins. Se a urina ficar concentrada demais ou cristalizar, pedras terão se formado ou se formarão. A primeira urina do dia deve ser amarelo claro. Se estiver laranja ou amarelo escuro, a concentração está ocorrendo, com a conservação de fluidos no corpo. Urina transparente indica falha renal, já que ela está diluída demais. A urina clara ao longo do dia é aceitável. A presença de sangue requer uma visita imediata ao veterinário.

Para uma urina limpa, certifique-se de que o cão não tenha tomado antibióticos por pelo menos duas semanas (Two spitz-dogs in studio on a neutral background image by Ulf from Fotolia.com)

Dosagem de vitamina C para cães

As doses de vitamina C para cães dependem de fatores como idade e saúde. Cachorros produzem sua própria vitamina C, então na maior parte dos casos esse suplemento não deve ser dado a eles. Quando os testes de sangue mostrarem um problema ou você sentir que um suplemento seja necessário para melhorar a qualidade da comida ou da pele do animal, a dosagem média é de 250 a 500 mg duas vezes ao dia.

A dosagem correta varia de cachorro para cachorro (puppies of the spitz-dog in studio image by Ulf from Fotolia.com)

Fontes naturais

Muitas pessoas escolhem dar a seus cachorros fontes naturais de vitamina C, misturando vegetais frescos e frutas na comida seca. Os cachorros devem se alimentar duas vezes ao dia. Deixe sua vasilha de comida na frente deles por cerca de 20 minutos, então a retire e coloque água fresca o dia todo. Uma boa fonte de vitamina C é o vinagre de cidra de maçã colocado na água ou numa tigela de leite. A dose para o vinagre é uma colher de chá para cada 5 kg do peso do cachorro.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...