A vitamina B é um supressor do apetite?

Escrito por kathryn gilhuly | Traduzido por luiz afonso de oliveira moura santos
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A vitamina B é um supressor do apetite?
Cereais matutinos fortificados e outros alimentos na sua dieta te garantem algumas vitaminas B (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

A vitamina B inclui um número de vitaminas muitas vezes combinadas em suplementos de vitaminas do complexo B. Nem todos os produtos de vitaminas do complexo B contém as mesmas vitaminas e as mesmas quantidades de diferentes vitaminas. Dependendo do tipo e da quantidade de vitaminas B em um suplemento, seu apetite pode aumentar ou diminuir quando você tomá-las. A não ser que você sofra de deficiência de vitamina B ou uma condição médica específica como diabetes tipo 1 ou doenças do coração, tomar suplementos pode fazer mais mal do que bem.

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Possível supressor do apetite

Algumas das vitaminas B -B2 e B5, por exemplo- podem aumentar a sua energia ou melhorar níveis baixos de açúcar no sangue. Isso pode, teoricamente, inibir o seu apetite e diminuir as chances de você comer um lanche rico em gorduras ou açúcar de tarde. Não existem, entretanto, provas de que essa teoria é verdadeira e os poderes de aumentar a energia dessas vitaminas afetam principalmente pessoas que sofrem de deficiências. Em outras palavras, se você não precisa de vitamina B extra, adicioná-las à sua dieta não irá diminuir o seu desejo por comida.

Vitaminas B e aumento de apetite

Tomar vitaminas B -B1 e B6 por exemplo- pode aumentar o seu apetite. A vitamina B1, também conhecida como tiamina, é comprovadamente útil na restauração da perda de apetite. A dose diária recomendada está entre 1,1 e 1,5 miligramas e a dose sugerida para tratar deficiências de tiamina está entre 5 a 30 miligramas diariamente. Um complexo de vitaminas B contém, no mínimo, 100 miligramas de vitamina B1 - mais de 6000 porcento da dose diária recomendada. Se tomar 5 miligramas por um dia aumenta o seu apetite, tomar 100 miligramas pode te tornar excessivamente faminto.

Efeitos colaterais

Se você decidir tomar vitamina B, escolha suplementos que contém quantidades próximas da dose diária recomendada para cada nutriente. Algumas vitaminas B são seguras quando tomadas em altas concentrações, mas outras são perigosamente tóxicas. Se você tomar vitamina B3 em altas doses, existem efeitos colaterais como úlceras estomacais, gota, perda de visão e danos no fígado. A vitamina B3 também pode piorar doenças renais e causar níveis perigosos de açúcar no sangue em pessoas com diabetes tipo 2. A vitamina B6 pode causar problemas em nervos e no cérebro.

Considerações

Uma dieta saudável é o melhor supressor de apetite. Alimentos ricos em fibras podem ajudar a controlar surtos de fome, já que as fibras te enchem rapidamente e te mantém satisfeito por um longo tempo. Alimentos ricos em fibras também podem te ajudar a reduzir a sua lipoproteína de baixa densidade - LDL ou colesterol ruim - assim como diminuir o seu açúcar no sangue e pressão sanguínea. Muitos alimentos densos em fibras contém relativamente poucas calorias, tornando-os úteis na perda e manutenção do peso. Algumas boas escolhas são vegetais não amiláceos como brócolis e espinafre, frutas com sementes e cascas comestíveis, como maçã, peras, bananas e framboesas, grãos integrais como aveia e arroz integral e legumes como feijões. Nozes e sementes também contém fibras.

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