As vitaminas B6 e B12 são boas para quê?

Escrito por monica sethi datta | Traduzido por amanda nunes
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As vitaminas B6 e B12 são boas para quê?
As vitaminas B6 e B12 são encontradas em alimentos naturais ou através de suplementos vitamínicos (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Ambas as vitaminas B6 e B12 são solúveis em água e necessárias para realizar uma ampla variedade de funções corporais, além de manter uma boa saúde. Elas são encontradas em alimentos naturais ou através de suplementos vitamínicos. Ingerir a quantidade diária recomendada é importante para evitar efeitos colaterais de uma deficiência ou overdose.

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Função

A vitamina B6 é usada para o metabolismo de proteínas e células vermelhas do sangue. O sistema nervoso e imune utilizam-na para funcionar eficientemente e para converter aminoácidos em niacina. O corpo precisa de vitamina B6 para produzir hemoglobina e aumentar a quantidade de oxigênio carregado por ela. Ela ajuda a manter os níveis de glicose sanguínea dentro de uma variação normal.

A vitamina B12 é essencial e ajuda a manter as células nervosas e as células sanguíneas vermelhas saudáveis e também é necessária para fazer o DNA. Ela liga-se à proteína no alimento, e os ácidos estomacais a liberam na corrente sanguínea durante a digestão.

Alimentos com B6 e B12

A vitamina B6 é encontrada no salmão, atum, porco, galinha, legumes, bananas, feijão, manteiga de amendoim, queijo, ovos, leite e vegetais como cenouras, espinafre, batatas e peras.

A vitamina B12 é naturalmente encontrada em peixe, carne, aves, ovos, leite e laticínios.

Essas vitaminas também são encontradas em cereais de café-da-manhã fortificados.

Deficiência

A deficiência em vitamina B6 pode causar anemia, enquanto uma deficiência prolongada de vitamina B12 pode causar danos permanentes aos nervos.

Overdose

Manter longos períodos de altas dosagens de vitamina B6 pode causar danos irreversíveis aos nervos. O excesso de vitamina B6 pode causar pedras nos rins. Muita vitamina B12 é improvável de causar quaisquer complicações uma vez que ela tem um potencial muito baixo de toxicidade.

Dose diária recomendada

As doses diárias recomendadas de vitamina B6 são 1,7 mg para homens adultos, 1,3 mg para mulheres entre 19 e 50 anos, 1,5 mg para mulheres com mais de 50 anos, 1,9 mg para mulheres grávidas e 2 mg para mulheres lactantes.

A DDR (dose diária recomendada) da vitamina B12 é de 2,4 mcg para adultos e adolescentes com 14 anos ou mais, 2,6 mcg para mulheres grávidas e 2,8 mcg para mulheres que estão amamentando.

Efeitos colaterais

Efeitos colaterais relacionados à vitamina B6 incluem acne, reações de pele, reações alérgicas e fotossensibilidade. Outros efeitos colaterais relatados incluem náuseas, vômitos, dor abdominal e perda de apetite.

Os efeitos colaterais relacionados à vitamina B12 incluem diarreia, coceira, manchas, exantema transitório e urticária.

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