Mnemônicos para ajudar a lembrar as vitaminas

Memorize o nome das vitaminas através de um processo mnemônico

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Os mnemônicos são siglas ou frases curtas que nos ajudam a lembrar de pedaços de informações. Em ambos os casos, as letras da sigla ou as primeiras letras de cada palavra da frase representam algo que você está tentando lembrar. Embora sejam boas ferramentas de memorização para dados básicos, eles não expressam significados aprofundados sobre os fatos em questão.

Mnemônicos comuns para vitaminas

Existem vários mnemônicos para ajudar a lembrar os nomes das vitaminas lipossolúveis. Um deles utiliza uma sigla com um ditado: "KADÊ (pronuncia-se como "cadê") o gato gordo?". A palavra-chave "gordo" remete a "vitaminas lipossolúveis" (solúveis em gordura), enquanto "KADE" representa as vitaminas: K, A, D e E. Outras pessoas usam "GADEK", com a primeira letra "G" significando "gordura", ou simplesmente "ADEK".

O complexo B contém cinco vitaminas básicas em seu grupo, B1, B2, B3, B6 e B12. Cada uma delas possui um nome específico. Para memorizá-los, utilize o ditado mnemônico : "Tia Rita Não Pôde Comparecer". A primeira letra de cada palavra corresponde à inicial do nome de cada vitamina. Temos, portanto, "T" de tiamina (B1), "R" de riboflavina (B2), "N" de niacina (B3), "P" para piridoxina (B6) e "C" para cobalamina (B12).

Crie seus próprios mnemônicos

Você pode criar seus próprios mnemônicos caso precise memorizar o nome das vitaminas para um prova ou como lembrete das substâncias a serem ingeridas diariamente. Para isso, liste as vitaminas que devem ser memorizadas. Por exemplo, talvez você precise consumir suplementos diários com as vitaminas A, E e C. Juntas, elas formam "ECA", um mnemônico fácil. Tente organizar as letras de forma a criar uma sentença ou algo próximo a uma palavra. Digamos que você também esteja tomando a vitamina K; pode-se reorganizar as letras e formar "KACE" (pronunciando "cace"). Se não for possível formar uma palavra com a combinação de iniciais, faça um frase relacionando uma palavra para cada letra. Lembre-se que o ditado não precisa fazer muito sentido, basta ser de fácil memorização .

eHow Brasil
×