Vitaminas para melhorar a elasticidade da pele

Escrito por demetria dixon | Traduzido por lucas calazans
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Vitaminas para melhorar a elasticidade da pele
Parte dos segredos de ter uma boa pele está na alimentação

Parte do bem estar da pele está em uma alimentação correta. Consumindo a quantidade adequada de vitaminas e nutrientes, você melhora o tom da pele, textura e elasticidade. Em alguns casos, a suplementação também pode diminuir os vestígios do envelhecimento.

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Vitamina A

Uma pele seca que descama pode indicar uma deficiência de vitamina A. A adição dessa vitamina através de suplementação ou dieta, pode manter a umidade e elasticidade da pele. Também demonstrou ser eficaz no tratamento da psoríase. Alimentos ricos em vitamina A incluem fígado, batata doce, cenoura, manga, espinafre e melão.

Vitamina do complexo B

Em geral, a vitamina do complexo B ajuda a manter a elasticidade da pele e o tom, mas algo em particular é mais importante para a saúde da pele. A biotina é essencial para a produção de células da pele, cabelo e unhas. De facto, a deficiência de biotina pode manifestar-se pela perda de cabelo. Niacina, outra vitamina B, ajuda a pele na retenção de umidade. De acordo com um estudo científico realizado pela "Niadyne Incorporated", novas fórmulas de creme contendo Pro-Niacina, uma molécula lipofílica (com afinidade à gordura) patenteada feita a partir de niacina, têm se mostrado eficaz na diminuição do inchaço da pele e aumento da aparência jovem. É também útil para reduzir a inflamação na pele seca e melhorar o tom da pele à noite. A ingestão de niacina é igualmente eficaz em melhorar a aparência da pele e elasticidade. Para evitar uma vermelhidão, procure uma marca que não cause isso. Alimentos ricos nessas vitaminas incluem peru, atum, lentilha, banana, farelo de trigo, batata, tempeh (massa de soja), cevada e aveia.

Vitamina C

De acordo com o "Jornal da Academia Americana de Dermatologia", os cientistas de uma universidade alemã descobriram que a vitamina C ajuda a proteger a pele contra os raios ultravioletas do sol. De acordo com Linus Pauling, a ingestão de vitamina C ajuda a aumentar a produção de colágeno, que pode retardar ou, em alguns casos, reverter os sinais de envelhecimento. Por observação do médico Christiane Northrup, a preparação tópica de vitamina C também é eficaz em melhorar a elasticidade da pele. As frutas cítricas, suco de laranja, pimentão, brócolis e folhas verdes escuras são alimentos ricos em vitamina C.

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Suco de laranja e outras frutas cítricas são boas fontes de vitamina C

Vitamina E

Segundo a médica Karen E. Burke, uma pesquisadora da Universidade de Duke, a vitamina E é eficaz contra os danos do sol, rugas e também melhora a textura da pele. Existem preocupações sobre a toxicidade da vitamina E, então, dose máxima recomendada é limitada a 400 miligramas por dia. A vitamina E pode ser encontrada em alimentos como o azeite de oliva, nozes, sementes de abóbora e amêndoas.

Vitamina C e E são antioxidantes, o que significa que ajudam a livrar o corpo dos radicais livres. Radicais livres são moléculas que possuem um elétron não compartilhado. Eles são os subprodutos da exposição ao sol, poluição e fumo, e também causam dano celular significativa. Muitas doenças crônicas são associadas com danos dos radicais livres.

Vitamina K

De acordo com pesquisadores da Universidade de Masstricht, na Holanda, a vitamina K tem se mostrado eficaz contra a pseudoxantoma elástico (PXE). A PXE é uma doença hereditária que resulta em enrugamento excessivo da face e pele. No entanto, nenhum estudo foi realizado observando a relação entre a vitamina K, o enrugamento e a perda da elasticidade relacionada à idade. Alimentos ricos em vitamina K incluem couve, verduras, cebolinha, nabo, couve de Bruxelas, brócolis e chucrute.

Super antioxidantes

CoQ10, ácido elágico, proantocianidinas, DMAE, glutationa, polifenóis e ácido alfa-lipóico fazem parte do grupo dos super-antioxidantes. A Associação Americana de Dieta define-os como combatentes poderosos na batalha contra o câncer, como também os considera parte integrante do aumento da imunidade sistêmica. Eles aumentam a perda de colágeno bem como a elastina. A elastina é uma proteína que aumenta a flexibilidade da pele e elasticidade. Encontre estes antioxidantes em alimentos como maçãs, framboesas, cacau, chá verde, chá preto, romã e morangos. Para mais informações sobre estes super-antioxidantes, consulte a seção das referências.

Ácidos graxos essenciais (AGE)

O ômega-3 e o ômega-6 (ácido linoleico) são considerados "gorduras boas" e têm recebido destaque ultimamente. De acordo com um estudo realizado pelo Grupo de Pesquisa em Agricultura, Owington and Associates, os AGE's encontrados no óleo de ema também são úteis para melhorar a aparência de elasticidade da pele e textura. O ômega-6 é muito abundante em uma grande variedade de alimentos, no entanto, a maioria das pessoas são deficientes em ômega-3. Adicione o salmão, sardinha, cavala, óleo de linhaça, óleo de cânhamo, canola e sementes de abóbora à sua dieta para complementá-la com esses ácidos graxos.

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Salmão é uma boa fonte de ômega-3

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