Viveiro caseiro para iguanas

Escrito por brenton shields | Traduzido por sabine capello
Viveiro caseiro para iguanas
A iguana tornou-se um animal de estimação muito comum (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

A iguana é um dos animais mais populares entre os admiradores de répteis. Esses animais são mantidos como animais de estimação há décadas e são muito fáceis de encontrar, disponíveis em praticamente qualquer loja de animais. Quando filhotes, elas podem ser mantidos em aquários de vidro. Quando elas crescem, no entanto, os proprietários podem querer construir um viveiro para acomodá-las, já que eventualmente ficam muito grandes.

Quarto vago

Muitas pessoas escolhem transformar um quarto vago em viveiro, em vez de construir uma gaiola. É muito fácil e pode-se conseguir simplesmente ao fornecer adequadamente o ambiente, como se fosse um aquário. As iguanas são escaladores naturais, então a altura torna-se muito importante; portanto inclua vários adornos de viveiros, como troncos ou videiras para que a iguana possa rastejar. Árvores para gatos são outra opção para as iguanas escalarem e são facilmente encontradas em lojas de animais. Coloque uma pequena piscina com água, de preferência um recipiente grande onde a iguana possa mergulhar. Uma fonte de calor também é importante, use prendedores de samambaia, por exemplo, para pendurar uma lâmpada de calor no teto, acima de uma árvore para gatos, onde a iguana possa se aquecer.

Gaiola para roedores

Se você não tem espaço de sobra, outro ambiente comum é uma gaiola. Uma gaiola grande para roedores pode ser comprada em lojas de produtos para animais ou construída em casa, utilizando-se tela e uma moldura de madeira. Qualquer que seja a forma escolhida, inverta a gaiola verticalmente, de modo que fique mais alta do que larga, de preferência, numa proporção de cerca de 3 para 1, pois as iguanas são escaladores por natureza e preferem ambientes altos. Inclua vários troncos e plataformas. Poleiros vendidos em aviários, que podem ser presos à tela das gaiolas, são altamente recomendados. Este tipo de gaiola é geralmente chamado de terrário, sendo uma opção barata para se montar e ainda proporcionar um excelente fluxo de ar para os animais. Como toque final, depois de adicionar o recipiente com água e móveis, coloque uma lâmpada de calor no topo da gaiola para que o calor possa ser emanado para baixo.

Gaiola ao ar livre

Se você mora em uma região quente, considere manter sua iguana do lado de fora. Uma gaiola ao ar livre pode ser facilmente construída utilizando-se método semelhante ao da gaiola para roedores, com uma lâmpada de calor sendo necessária apenas nos dias mais frios. Outra opção é a utilização de um canil de médio porte, com algumas camadas de tela na parte superior para proteger a gaiola. Como medida de precaução, é absolutamente necessário que se mantenha algum tipo de abrigo na área externa, para que a iguana possa se proteger em caso de mau tempo. Pode ser uma casa de cachorro comprada em alguma loja ou um abrigo feito utilizando-se uma caixa higiênica para gatos, virada de cabeça para baixo e cortando-se uma entrada à frente.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível