×
Loading ...

Como fazer um viveiro para cobras

Atualizado em 21 novembro, 2016

Os viveiros para répteis disponíveis comercialmente podem ser caros e difíceis de limpar. Fazer um viveiro em casa é um método muito mais econômico para criar o habitat perfeito para o seu novo réptil e leva muito pouco tempo e esforço. Além disso, os viveiros caseiros são fáceis de limpar, empilhar e transportar, tornando-os ideais para os admiradores de répteis com vários espécimes.

Instruções

Faça um viveiro caseiro para sua cobra gastando pouco (Corn Snake image by Stana from Fotolia.com)
  1. Limpe a caixa cuidadosamente com água morna e uma pequena quantidade de detergente de louça, não use mais do que uma ou duas gotas. Lave-a bem e deixe secar ao ar durante a noite em um local bem ventilado. Recipientes novos de plástico podem exalar substâncias químicas por um curto período de tempo, sendo o processo de limpeza e secagem importante para ajudar a prevenir que a sua cobra fique exposta a essas substâncias.

    Loading...
  2. Faça furos de ventilação em duas fileiras em torno de toda a caixa, com um espaço de cerca de 7,5 cm entre eles. Faça isso facilmente usando um ferro de solda ou uma chave de fenda aquecida sobre o fogo. Faça os furos de dentro para fora, evitando assim que sua cobra se arranhe.

  3. Cole uma almofada térmica no fundo do recipiente cobrindo aproximadamente 1/3 da área, usando fita adesiva resistente ao calor.

  4. Adicione pés permanentes ao viveiro se quiser. Os pés podem ser feitos utilizando-se tampas de garrafas de plástico coladas aos cantos inferiores da caixa, ou adicione apoios temporários, colocando tijolos ou tábuas sob o viveiro. Isto permite que o viveiro fique a uma altura ideal da superfície, evitando queimaduras do aquecedor, mas também permite que o viveiro torne-se empilhável para o transporte.

  5. Acrescente acessórios ao viveiro, como forração, tigelas com água, termômetro e um hidrômetro. Você também pode colocar galhos e esconderijos para a cobra; estes devem estar disponíveis em ambos os lados do viveiro, um do lado quente e outro do lado frio.

  6. Deixe que a cobra se acostume ao viveiro por alguns dias antes de perturbá-la.

Loading...

Dicas

  • Se houver muita ou pouca umidade, você pode adicionar furos de ventilação ou cobri-los pelo lado de dentro usando fita adesiva para ajustar.
  • Compre uma bolsa plástica grande o suficiente para sua cobra e preferencialmente de fácil visualização para sua segurança e comodidade.

O que você precisa

  • Caixa plástica de armazenamento
  • Ferro de solda
  • Almofada térmica
  • Fita resistente ao calor
  • Tampas de garrafa (opcional)
  • Acessórios de viveiro

Referências

Loading ...
Loading ...