Mais
×

Como usar o VNC

Controlar seu computador de forma remota é uma ferramenta que pode ser bastante útil, sobretudo no caso de usuários que estão constantemente em viagem. Uma das formas mais eficientes de controlar seu computador a distância é por meio do VNC, sigla que em inglês para "Rede Virtual de Computadores". Basicamente, trata-se de um programa gratuito que permite ver e interagir com a área de trabalho do computador mesmo a distância. Entre as vantagens do programa estão a possibilidade de múltiplos usuários se conectarem ao mesmo desktop, o que facilita no caso de treinamentos corporativos. Outro atributo é que, mesmo quando a conexão cai, todo seu trabalho é automaticamente salvo.

Instruções

Com o VNC é possível acessar seu computador de qualquer parte do mundo (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)
  1. O acesso pelo VNC é via internet, o que permite conexão em qualquer lugar do mundo. Por isso, é preciso ter uma boa conexão online antes de começar a usar o programa. O programa deve ser instalado tanto no computador de destino quanto na máquina de onde você estará operando. O VNC pode ser baixado gratuitamente no site oficial do programa.

  2. Cada instalação deve ser feita de maneira independente. Para isso, é preciso criar uma senha de acesso. No entanto, é possível usar a mesma senha para cada computador.

  3. Em seguida, inicie o VNC no computador de controle. Aqui, será necessário ter o IP do computador que deseja ser controlado. Para encontrar o IP do computador, basta abrir o menu "Iniciar", no Windows, clicar em "Executar" e digitar "cmd" (sem aspas). Então, será aberta a janela do Pompt de comando. Digite os dizeres "ipconfig" (sem aspas) e o número de IP aparecerá na sua janela.

  4. Digite o endereço de IP no painel principal do VNC. Depois, digite a senha de acesso e clique em "Conectar".

  5. Em seguida, você terá acesso à área de trabalho do computador e poderá acessá-lo remotamente. O desktop de destino será aberto em outra janela, o que não atrapalha a navegação no computador de controle.

  6. Agora é possível abrir documentos e trabalhar normalmente no computador, mesmo que ele esteja a quilômetros de distância.

Dicas

  • Recentemente, o VNC lançou uma versão específica para quem utiliza o navegador Google Chrome. Essa extensão faz com que não seja necessário instalar o programa no computador, desde que ele esteja instalado no navegador Google Chrome. De resto, o procedimento continua o mesmo. Basta ter o endereço de IP do computador de destino para conseguir amplo acesso à área de trabalho.

Aviso

  • Caso você perca a senha de acesso do VNC, será necessário desinstalar o programa e instalá-lo novamente. Não é possível recuperar a senha de outro modo. A única saída será criar uma nova senha de acesso.

O que você precisa

  • Dois computadores com VNC instalado
  • Acesso à internet
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article