VNC vs. Radmin

Escrito por allen bethea Google | Traduzido por roberto w. nobrega
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
VNC vs. Radmin
O VNC permite que você opere de casa o seu computador do trabalho (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

O compartilhamento remoto da área de trabalho possibilita uma experiência aprimorada da capacidade do computador de realizar várias tarefas ao mesmo tempo. Não é preciso viver essa experiência só no seu próprio computador, é possível executar aplicativos em computadores diferentes localizados em outro cômodo ou do outro lado do mundo. O termo VNC, de "Virtual Network Computing" (Computação em Rede Virtual) refere-se a um sistema de aplicativos e protocolos que permitem que um computador seja controlado por outro por uma rede. O Radmin é um aplicativo comercial que oferece capacidades similares às do VNC por meio da utilização de tecnologia proprietária.

Outras pessoas estão lendo

Visão Geral do VNC

O VNC permite que você execute aplicativos, acesse arquivos e administre o sistema a partir de outro computador utilizando a interface gráfica de usuário daquele computador. Na terminologia do VNC, o computador que você controla é o servidor. O computador controlado é o cliente. O software do servidor permite que o cliente visualize e compartilhe por completo o que aparece na área de trabalho do servidor. O VNC utiliza o protocolo de código aberto RFB, ou de memória de imagem remota, para acessar o monitor de vídeo do servidor. O mouse e o teclado do cliente são utilizados para controlar o servidor. O VNC utiliza tecnologia multiplataformas, pois os sistemas gráficos de janelas tanto do Windows quanto do Mac OS X, do UNIX e do Linux utilizam memória de imagem para transmitir a imagem para o monitor.

Aplicações do VNC

Embora o protocolo RFB seja de código aberto sob a GNU General Public License (Licença Pública Geral), os termos VNC e RFB são, de fato, marcas registradas de uma empresa formada por integrantes do grupo que criou originalmente essa tecnologia. Independentemente disso, há várias aplicações diferentes do VNC, tanto para o servidor quanto para o cliente, e que estão disponíveis para compra ou para download com utilização gratuita. Muitos desses produtos são compatíveis: um servidor com VNC de uma fonte pode ser controlado por qualquer outro cliente com VNC cujo protocolo seja compatível.

Visão geral do Radmin

O Radmin é uma suíte de aplicativos similar ao VNC para computadores que usam o sistema operacional Windows. O Radmin utiliza o seu próprio protocolo proprietário "DirectScreenTransfer" (Transferência Direta de Tela) em vez do RFB para espelhar o monitor de vídeo do servidor. O DirectScreenTransfer é projetado para reduzir a largura de banda da rede, as exigências de memória e os ciclos de processamento da CPU necessários para visualizar remotamente as áreas de trabalho no Windows. O Radmin suporta o Windows Active Directory (Diretório Ativo do Windows) e a versão da Microsoft para a autenticação Kerberos. O hardware do servidor Radmin que suporta a Tecnologia da Intel de Gerenciamento Ativo pode ser ligado, desligado, pode ter suas configurações da BIOS modificadas e pode até mesmo ser reinicializado remotamente por clientes Radmin. Ele também permite que você se comunique com o usuário de um terminal de computador que você controla por meio de chat de texto ou voz.

Qual dos dois eu uso?

Se você precisar acessar remotamente uma rede heterogênea de computadores com Linux, UNIX, BSD, Mac OS X e Windows, você vai precisar usar um software VNC para servidor e cliente que suporte o protocolo RFB; por exemplo, RealVNC, noVNC, EchoVNC, TightVNC ou UltraVNC. Há também clientes VNC disponíveis para os sistemas operacionais Android e Apple iOS que permitem que você controle qualquer terminal de computador com servidor VNC do seu tablet ou smartphone. Para redes cujos computadores estejam executando somente o Windows, no entanto, o Radmin pode oferecer uma instalação mais facilitada, um melhor desempenho e melhor compatibilidade com o protocolo de rede do Windows em comparação com o que é possível com os produtos do VNC típicos com base em RFB.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível