Como voar em um J3 Piper Cub

Escrito por jason blair | Traduzido por pina bastos
Como voar em  um J3 Piper Cub

O Piper Cub voando ao pôr do sol

Jupiterimages/Creatas/Getty Images

O Piper Cub é uma aeronave venerável e durável que foi comprovadamente a plataforma de treino para maior número de pilotos que qualquer outra aeronave na história. Um avião simples e agradável de voar que requer treinamento apropriado para ser pilotado, mas que pode ser eficazmente monitorado e conduzido por qualquer pessoa. O avião de dois lugares está disponível em várias configurações e motores, formatos e modelos. Em toda a sua gama de configurações e modelos, o Piper Cub é uma aeronave na qual a maioria vai concordar que é um prazer voar.

Nível de dificuldade:
Moderado

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O que você precisa?

  • Brevê de piloto
  • Credenciamento de trem de pouso do tipo tailwheel
  • Treinamento apropriado
  • Avião Piper Cub

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Instruções

  1. 1

    Faça o treinamento. É necessário um treinamento prévio para que um piloto possa pilotar o Piper Cub. Ele pode começar o treinando inicial em um Cub ou fazer a transição de outro tipo de avião para um Cub. Em ambos os casos, os pilotos precisam aprender a respeito do avião, suas limitações e capacidades. Esse treinamento deve ser obtido de um instrutor de voo com um certificado da Federal Aviation Administration, FAA, no Estados Unidos, ou da Agência Nacional de Aviação Civil, ANAC, no Brasil. Esse instrutor deve ser familiarizado com a marca Piper Cub e o modelo da aeronave a ser pilotado.

  2. 2

    Faça um pré-voo na aeronave. Parte do treinamento será a instrução sobre a metodologia certa para conferir a aeronave, verificando sua capacidade de voar. Isso incluirá conferir o combustível, o óleo, os sistemas de controle de voo e outros componentes do avião.

  3. 3

    Ligue o avião. Isso se completará com a ajuda de um cheklist de ignição e incluirá itens como ligar o suprimento de combustível e os magnetos, ajustar o sistema elétrico da aeronave (se ela tiver um) e dar partida no comutador elétrico (ou, fazer outro piloto ligar o avião empurrando manualmente o propulsor).

  4. 4

    Taxeie o avião para a posição certa e conduza o movimento de pré-voo da máquina. Uma vez ligado o avião, o piloto pode taxear para a sua pista de decolagem e depois deve conduzir a checagem da máquina e dos sistemas de pré-decolagem. Na maior parte do tempo, isso é feito com a ajuda de um checklist.

  5. 5

    Decole e voe. Com as aferições do pré-voo completadas, o piloto pode agora decolar. A maioria dos Piper Cubs decola e sobe em mais ou menos 90 e 105 quilômetros por hora. Uma vez que o piloto se alinhe com a pista de decolagem, aplicará aceleração total e deixará o avião correr para frente, ganhando velocidade até alcançar a velocidade de decolagem. Em mais ou menos 90 a 105 quilômetros por hora, o piloto aplicará pressão para trás no bastão de controle e fará a aeronave subir mais ou menos a 100 quilômetros por hora para a altitude de cruzeiro. Essa altitude varia dependendo do modelo e do tamanho da máquina.

  6. 6

    Aterrisse. Quando estiver pronto para aterrissar, o piloto reduzirá a potência do motor e começará a planar para aterrissar. A velocidade para aterrissar do Piper Cub será semelhante a usada na decolagem, mais ou menos 90 a 105 quilômetros por hora. Quando a aeronave estiver a uns 4,5 metros acima da pretendida área de pouso, o piloto nivelará, deixando que saia mais ar à medida que a aeronave lentamente vai descendo. Quando ela estiver a aproximadamente 60 centímetros acima do solo, o piloto lentamente puxará para trás o bastão de controle para que o ar saia até o ponto em que o avião não mais sustente a ascensão. Nesse ponto, ele vai chegar ao chão para o pouso final.

  7. 7

    Faça o treino específico do trem de pouso do tipo tailwheel (com três rodas, uma na cauda do avião). O Piper Cub é uma aeronave tradicional que tem dois motores principais na frente e uma tailwheel na parte de trás. A maioria dos aviões modernos são considerados aparelhos aéreos triciclos (com uma engrenagem na frente, no nariz do avião, e duas principais debaixo das asas). os dois tipos de aeronave se comportam de maneira diferente, e os pilotos são aconselhados a fazer treino especializado antes de voar um avião equipado com um trem de pouso do tipo tailwheel (inclusive o Piper Cub). Exige-se dos pilotos que tenham um credenciamento da competência de um instrutor de voo com certificado da ANAC, no Brasil, e da FAA, nos Estados Unidos, demonstrando proficiência em avião equipado com trem de pouso do tipo tailwheel.

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