Mais
×

Você tem vocação para ser professora infantil?

Certamente você deve se lembrar de bons professores que marcaram a sua vida escolar. A função básica de um professor ou uma professora infantil é preparar os alunos para se tornarem cidadãos e qualificá-los com os conhecimentos básicos que serão utilizados na vida em sociedade. Por isso, a escolha da profissão de professora infantil é uma decisão séria a ser levada em consideração. A docência não é necessariamente uma capacidade inata daqueles que nascem com o dom natural. É antes uma carreira que pressupõe bastante estudo, esforço, força de vontade e sensibilidade para ensinar. Conheça mais sobre essa profissão essencial para a sociedade.

Ser professor(a) infantil é uma tarefa que demanda estudo, esforço, força de vontade e sensibilidade para ensinar (Pixland/Pixland/Getty Images)

Conhecimentos específicos

Ao contrário do que muita gente ainda pensa, apenas gostar de crianças e ter facilidade de comunicação não são requisitos qualificativos para a arte da docência. Trata-se de uma profissão delicada e extremamente importante para a sociedade. Por isso, é essencial que os futuros professores estudem muito, a fim de adquirir conhecimentos específicos que serão exigidos no cotidiano da profissão. Assim, se você deseja ser uma professora infantil, é fundamental estudar pedagogia. Durante o curso de graduação, o futuro professor vai aprender uma série de disciplinas básicas, que vão desde Fundamentos da Educação Especial até Direito Educacional.

Para ser professora é preciso, antes, estudar bastante (Ableimages/Photodisc/Getty Images)

Habilidade de comunicação

Junto com os conhecimentos específicos da área, vem a capacidade de comunicação com outras pessoas, especialmente com as crianças. A boa professora infantil é dedicada à área. Esse profissional é conhecido também pela paciência em lidar com o público infantil e pela criatividade em desenvolver formas de ensinar as crianças. Envolver os pequenos em atividades lúdicas que tragam aspectos disciplinares também é tarefa da professora infantil. Por isso, facilidade de conversa e empatia com as crianças são requisitos importantes para ter sucesso na profissão.

Outra característica é ter habilidade de comunicação e criatividade para propor atividades diferenciadas (Richard Lewisohn/Digital Vision/Getty Images)

Atenção com as novas tecnologias

Também é muito importante que o candidata a professora infantil estude, qualifique-se e esteja apta a exercer sua função da melhor forma possível. Nesse sentido, é preciso que a profissional esteja sempre atualizada, quanto às novidades no mundo da educação. O uso da internet em sala de aula, por exemplo, é uma ferramenta que pode ser bastante útil para facilitar o aprendizado e estimular os estudantes. Uma boa professora infantil não está fechada para as novas tecnologias. Em vez disso, esse profissional entende a tecnologia como aliada da boa educação, trazendo-a, sempre que possível, para dentro da sala de aula.

As novas tecnologias podem ser trazidas para dentro da sala de aula (Pixland/Pixland/Getty Images)

Respeitar as diferenças

Uma professora de qualidade é aquele que tem mente aberta para o mundo e sabe respeitar as diferenças. Nessa profissão, é fundamental estimular a tolerância para pensamentos diferentes dos nossos e respeitar a diversidade das pessoas. Isso é importante porque esse profissional lida diariamente com grande variedade de pessoas, cada uma delas com educação e visão de mundo particulares. A educadora deve possuir um sentido amplo sobre os diferentes processos de aprendizagem para incluir minorias e propor reflexões de paz e fraternidade para os alunos.

O bom profissional é capaz de respeitar as diferenças (Creatas/Creatas/Getty Images)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article