Mais
×

Como o vodu funciona?

Atualizado em 23 março, 2017
Aprenda tudo sobre o vodu (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Como o vodu funciona?

O vodu origina-se da palavra africana para espírito, que é "vodun". Embora muitas vezes retratado como uma forma de magia negra, o vodu é, na verdade, um tipo de religião que é praticado por mais de 60 milhões de pessoas, principalmente no Haiti e alguns países africanos e sul-americanos.

O que é o vodu?

O vodu é uma mistura de vários tipos de crenças, incluindo o catolicismo e as religiões africanas. Assim como a religião cristã oferece várias denominações, há muitos grupos diferentes de praticantes de vodu. Embora cada grupo siga tradições diferentes, a base da religião é que toda a natureza é controlada por forças espirituais. Na verdade, existem centenas de espíritos encontrados na religião Vodun, bem como um deus supremo.

Quais os tipos de espíritos que os praticantes do vodu adoram?

De acordo com o Vodun, cada pessoa tem uma alma que é composta de dois espíritos, ou anjos da guarda. Embora um espírito esteja sempre presente, o outro, o chamado "Ti Bong Ange" ou "Anjinho do bem", deixa o corpo durante o sono e os rituais. Como resultado dessa partida, os praticantes do vodu acreditam que a alma pode ficar presa enquanto estiver fora do corpo.

Por que eles realizam rituais?

Os rituais são usados ​​para evitar que o Ti Bong Ange permaneça ligado à terra. Durante esses rituais, são fornecidos presentes — muitas vezes na forma de sacrifícios de animais — para os espíritos ganharem seu favor. Em vez de prometer sorte na vida após a morte, os espíritos do Vodun concentram-se no presente, proporcionando saúde, felicidade e boa sorte aos seus seguidores. Além de celebrar eventos especiais, esses rituais também são realizados no nascimento, casamento e morte de alguém.

O que exatamente é um ritual de vodu?

Durante o ritual, os seguidores do vodu cantam e dançam para tentar fazer contato com uma das forças espirituais (eles não procuram um espírito específico, mas sim um que esteja disponível no momento do ritual). Quando eles ganham a atenção de um espírito, ele possuirá temporariamente o corpo de um dos dançarinos. A pessoa escolhida cairá no chão, o que indica para os outros seguidores que o espírito fez contato com o grupo. Então, o Ti Bon Ange do indivíduo selecionado deixa o seu corpo e o espírito assumirá. Como ele seleciona quem irá possuir, esse procedimento é visto como um presente de Deus. O indivíduo possuído é tratado com o maior respeito no decorrer do ritual. Na verdade, muitos acreditam que simplesmente tocar a pessoa durante a posse pode levar à morte.

Existe mesmo a maldição do vodu?

Os feitiços e magias frequentemente associadas com as crenças do vodu são, na verdade, componentes desses rituais. Embora a sua função seja principalmente curar e proteger, elas também podem ser usadas para vingança contra os inimigos. Como o vodu conta com a crença de que o que pode ser bom para uma pessoa pode ser ruim para outra, essas magias e feitiços são perfeitamente aceitáveis​​. Claro que, para o vodu funcionar, é preciso acreditar no poder da religião, pois sem essa crença, as magias e os feitiços são inúteis.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article