×
Loading ...

Como usar um voltímetro para determinar seus pólos positivo e negativo

Atualizado em 17 abril, 2017

O voltímetro é um instrumento que mede tensão elétrica. Normalmente ele tem várias faixas de tensão ou escalas que podem ser acessadas ​​por um interruptor de posições múltiplas. Ele é capaz de medir uma corrente alternada que não tem polaridade (positiva ou negativa) ou uma corrente contínua, que é normalmente marcada com um fio vermelho para positivo (+)e preto para negativo (-). Muitas vezes, a função do voltímetro é realizada com outras medidas pelo mesmo instrumento. O multímetro um poderá medir tensão, resistência e corrente. Para identificar as ligações positivas e negativas de um voltímetro desconhecido, deve-se realizar um simples teste.

Instruções

Definindo positivo e negativo com um voltímetro (voltmeter image by Roman Sigaev from Fotolia.com)

    Identificação de polaridade do voltímetro

  1. Configure o aparelho em 15 V. O medidor deve ser alterado para DC (corrente contínua) ou ser desenvolvido para medir corrente contínua (DC) de energia. Conecte os cabos às entradas do medidor. Insira a bateria no medidor momentaneamente. Observe qual fio está ligado ao polo positivo (+) da bateria e qual está no negativo (-). Se o medidor acusar uma tensão negativa na leitura digital ou se a agulha descer na escala do analógico, remova-o imediatamente. Pare o teste para evitar danos no aparelho.

    Loading...
  2. Inverta a bateria de teste. O medidor analógico acusará overflow de escala negativo ou positivo no medidor digital. Ele registrará cerca de 9 volts. Observe qual fio está ligado ao polo positivo (+) da bateria e qual está ligado ao negativo (-).

  3. Marque os fios desconhecidos como segue. O fio no lado positivo (+) da bateria deve ser pintado ou gravado em vermelho. O negativo (-), é pintado ou gravado em preto. Observe as respectivas entradas do medidor e código de cores ou marque com a mesma cor que os cabos de ligação. O medidor está permanentemente identificado como positivo ou negativo, juntamente com os conectores.

Loading...

Dicas

  • Use fita adesiva transparente ou um selante sobre o fio e marcações vermelhas ou pretas para evitar o desgaste.

Aviso

  • Verifique sempre a polaridade de uma fonte de alimentação de corrente contínua para evitar que o seu medidor queime.

O que você precisa

  • Voltímetro (digital de polaridade desconhecida ou leitura analógica)
  • 2 fios para o voltímetro
  • Fitas adesivas (ou tintas) vermelha e preta, para a marcação
  • Bateria de 9 V (bateria nova com + e - identificado)

Referências

Loading ...
Loading ...