Saúde

Volume sistólico: Calcule a quantidade de sangue que sai do seu coração

Escrito por eimen ung | Traduzido por aline kachel araujo
Volume sistólico: Calcule a quantidade de sangue que sai do seu coração

Se o volume for baixo, não leva oxigênio às celulas

ecg image by JASON WINTER from Fotolia.com

O volume sistólico é a quantidade de sangue ejetada pelo ventrículo esquerdo em uma contração. Ele normalmente varia de 60 a 130 mL/batida em pessoas saudáveis. Caso o volume seja demasiadamente baixo, como acontece em casos de grande perda de sangue, insuficiência cardíaca ou queimaduras extensas, não há sangue o suficiente sendo bombeado para se levar oxigênio às celulas. E assim há falência de células e órgãos. Você pode calcular o volume sistólico usando uma das duas equações abaixo.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Uma calculadora

Lista completaMinimizar

Instruções

    Primeira equação

  1. 1

    Use a equação a seguir: Volume Sistólico = (Débito Cardíaco) / (Frequência Cardíaca). Isso se o paciente estiver em tratamento intensivo e tiver um catéter em seu pescoço, peito ou braço que permita o monitoramento hemodinâmico contínuo.

  2. 2

    Insira o valor do "Débito Cardíaco" obtido através do método da termodiluição. Débito cardíaco é a quantidade de sangue bombeada no sistema circulatório a cada minuto. Já termodiluição é uma técnica muito usada no tratamento intensivo, ou seja, injeta uma quantidade determinada de corante frio no paciente por um catéter e mede a concentração do corante em intervalos específicos.

  3. 3

    Insira os valores para obter o "Volume Sistólico". O monitoramento da frequência cardíaca é padrão para pacientes em tratamento intensivo e fornece imediatamente a "Frequência Cardíaca" para a fórmula.

    Segunda equação

  1. 1

    Use a seguinte equação: Volume Sistólico = (Volume Diastólico Final) - (Volume Sistólico Final). isso se o paciente estiver submetido a um angiograma no ventrículo esquerdo, que produz uma imagem da cavidade cardíaca em uma radiografia. Insira um catéter no vaso sangíneo do paciente através de sua genital ou braço e injeta um corante para permitir a visualização da cavidade cardíaca durante a radiografia.

  2. 2

    Obtenha os valores de "Volume Diastólico Final" e "Volume Sistólico Final" que são fornecidos pelo médico após a realização do angiograma. Quando o ventrículo esquerdo do coração se enche de sangue, ele se contrai, enviando sangue para as demais partes do corpo. O Volume Diastólico Final é a quantidade de sangue no ventrículo esquerdo antes da contração e o Volume Sistólico Final é a quantidade residual na cavidade após a contração.

  3. 3

    Insira os valores para obter o Volume Sistólico.

Dicas & Advertências

  • Examinar o volume sistólico exige alguma técnica invasiva. Ela é indicada para pessoas instáveis em termo de hemodinâmica, como pessoas com grande perda sanguínea ou deslocamento de fluídos causados por hemorragia ou queimaduras, cujos quadros podem se alterar drasticamente de um momento para o outro. Alguns manuais de exercícios fornecem equações para o volume sistólico. Elas são apenas estimativas. As equações não são precisas e não devem ser usadas em pacientes em quadro clínico. Não é necessário obter o valor exato do volume sistólico em indivíduos saudáveis que desejam melhorar seu próprio físico.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media