Trabalho voluntário pode ajudá-lo a conseguir um emprego?

Escrito por joanna sloame | Traduzido por lara scheffer
Trabalho voluntário pode ajudá-lo a conseguir um emprego?
Não é qualquer trabalho voluntário que vai ajudá-lo (Getty Images)

Ao se voluntariar com um objetivo em mente e escolher oportunidades alinhadas com suas metas de carreira, você mostra aos seus possíveis empregadores o quanto leva a sério seu desenvolvimento profissional mesmo enquanto não tem um emprego — ou um que não estava bem à sua altura.

— Allison O’Kelly, fundadora e CEO da firma de recrutamento profissional Mom Corps

Com a economia ainda se recuperando da recessão e os níveis de desemprego ainda altos, muitas pessoas estão procurando maneiras menos tradicionais de crescer na carreira, incluindo trabalhos voluntários. Certamente, não é uma tática para enriquecer rapidamente, mas consultores de carreira e recrutadores estão recomendando trabalhos voluntários para ajudá-lo a dar a volta por cima e conseguir um emprego em tempo integral. Contudo, isso não significa que trabalhar para salvar as baleias vai ajudá-lo na busca por um emprego na área de marketing esportivo. Para os desempregados ou aqueles que estão em empregos ruins, o trabalho voluntário deve ser feito de forma estratégica para ajudá-lo a avançar em sua carreira.

Encontre a combinação certa

É importante voluntariar-se em uma organização relevante para a sua área. Melhor ainda, encontre uma que se encaixe com suas necessidades profissionais.

"O segredo é encontrar oportunidades que suportem a história que você está tentando contar aos recrutadores sobre seus pontos fortes, suas paixões e seus objetivos profissionais a longo prazo", diz Amanda Augustine, especialista em procura de empregos para o The Ladders, um serviço de busca de empregos. "Procure oportunidades de voluntariado que se alinhem com seus objetivos profissionais, estejam dentro da indústria desejada ou permitam que você desenvolva habilidades específicas consideradas essenciais na carreira escolhida".

Procure por sites que reúnam várias oportunidades, como o Centro de Voluntariado de São Paulo ou o Seja um Voluntário. Também é útil procurar em associações de indústrias, sociedades profissionais e redes de alunos na sua linha de trabalho.

Nesta economia, muitas organizações sem fins lucrativos dependem de voluntários para realizar funções importantes, já que não têm os recursos para contratar a equipe integral necessária, diz Holly Koenig, vice presidente da Kellen Co., uma empresa de marketing e relações públicas.

Isso cria uma oportunidade para profissionais experientes com habilidades valiosas, como desenvolvimento, vendas e marketing, envolverem-se na angariação de fundos ou em outros aspectos dessas organizações onde podem se destacar. Nesses casos, os voluntários têm a oportunidade de fazer trabalhos de alto nível, e não simplesmente fechar envelopes, e podem documentar suas conquistas em seus currículos.

Comece agora

Para pessoas que foram demitidas, cada mês que se passa sem um trabalho pode fazê-las sentirem-se como se estivessem desfazendo anos de trabalho duro, além de estarem ficando para trás nos avanços e melhores práticas de suas áreas de trabalho.

"Quando os empregados ficam fora do mercado por qualquer período de tempo, arriscam parecer irrelevantes ou velhos para os gestores de recursos humanos", afirma Allison O'Kelly, fundadora e CEO da firma de recrutamento profissional Mom Corps.

Mas os empregadores reconhecem que muitos trabalhadores capazes estão sendo demitidos sem culpa nenhuma. Você ainda pode demonstrar sua ética de trabalho durante o desemprego e se destacar de outros candidatos com um trabalho voluntário em seu currículo.

"Ao se voluntariar com um objetivo em mente e escolher oportunidades alinhadas com seus objetivos de carreira, você mostra aos seus possíveis empregadores o quanto leva a sério seu desenvolvimento profissional mesmo enquanto não tem um emprego — ou um que não estava bem à sua altura", diz Allison.

Faça muitos contatos

Outro componente essencial no trabalho voluntário estratégico são os contatos. Ao trabalhar em uma sociedade profissional ou uma associação comercial em sua área, você pode expandir a rede de contatos, possivelmente aumentando as chances de ser indicado para um emprego.

"Muitos empregos hoje não vêm apenas do LinkedIn ou de respostas a anúncios", conta Holly. "Eles vêm das relações que você constrói através de seus contatos pessoais e profissionais".

Ela sugere voluntariar-se para o comitê de associação da sua sociedade profissional, possivelmente contatando membros e possíveis membros sobre os serviços.

"É o melhor comitê para construir sua rede de contatos", diz ela, porque o coloca em comunicação direta com profissionais estabelecidos e contatos em seu campo que de outra forma você talvez não conhecesse.

Ter uma rede de contatos é especialmente importante para pessoas jovens que ainda não estabeleceram uma grande rede de contatos profissionais.

"Os jovens atualmente acreditam que uma rede de contatos é o mesmo que estratégias nas redes sociais", diz Holly. "Eles aprenderão, ao chegar aos 30 ou 40 anos, que o contato pessoal é muito melhor".

Promova-se para futuros empregadores

Depois de realizar o trabalho voluntário e impressionar as pessoas na organização, é importante aproveitar isso de forma adequada para conseguir um emprego pago.

Destaque seus sucessos no voluntariado ao se candidatar para empregos e em entrevistas. "Inclua dados mensuráveis em seu currículo e leve um portfólio do seu trabalho para as entrevistas", diz Allison. Na entrevista, fale sobre o que você fez durante o trabalho voluntário e o impacto que isso teve na empresa. Use números e exemplos concretos quando possível.

Se seu futuro empregador pedir referências, não tenha medo de pedir aos seus colegas de trabalho voluntário. Seria ainda mais útil conseguir uma referência de seu supervisor ou de outro empregado de alto nível na organização onde você realizou o trabalho.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível