Como votar nulo e o que isso significa

Escrito por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como votar nulo e o que isso significa
O voto nulo é contabilizado como se não existisse (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

No auge das manifestações políticas Brasil afora, e com as eleições à caminho, um movimento que se intensifica sobretudo nas redes sociais é a campanha pelo voto nulo. Muitas pessoas acreditam que o voto nulo é uma forma legítima de manifestação contra todos os candidatos e, consequentemente, contra a política como ela é praticada atualmente. Mas ao contrário do que o senso comum geralmente defende, o voto nulo não tem poder de anular a eleição. De acordo com a definição do próprio Tribunal Superior Eleitoral, o voto nulo é contado como se não existisse, isto é, não é válido para nenhum fim.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Para votar nulo, basta digitar o número de um candidato inexistente na urna eletrônica no dia da votação.

Lista completaMinimizar

Instruções

    Para anular o voto

  1. 1

    A origem do voto nulo remonta à época dos votos em cédulas de papel. Como deixar a cédula simplesmente em branco dava margem para corruptos inserirem o nome de algum candidato, as pessoas passaram a escrever qualquer coisa na cédula. Era comum inserir o nome de candidatos inexistentes ou mesmo escrever alguma mensagem ou xingamentos. Foi assim que surgiu o voto nulo, que não poderia ser utilizado para computar os votos válidos.

  2. 2

    Atualmente, com a utilização das urnas eletrônicas, basta inserir um número que não se relacione com nenhum candidato para anular o voto.

  3. 3

    Para anular seu voto, verifique na tela que o número digitado realmente não corresponde a nenhum candidato cadastrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

  4. 4

    Depois, pressione a tecla verde "Confirma". A máquina emitirá o barulho característico que comprova o fim do voto. O voto foi anulado.

    Voto em branco

  1. 1

    Quando não havia urnas eletrônicas, o voto em branco poderia ser utilizado para colocar o nome de outros candidatos. Eram instrumentos fáceis de manipulação na hora da contagem dos votos. Daí surgiu a crença de que os votos brancos eram computados para o candidato que estava ganhando. Até onde se sabe, essa prática parou com a urna eletrônica. Hoje, apertar a tecla "Branco" também invalida o voto.

  2. 2

    Para quem deseja votar em branco, basta apertar o botão "Branco" na urna eletrônica.

  3. 3

    Uma mensagem de confirmação vai aparecer na tela. Se deseja mesmo votar em branco, aperte a tecla verde "Confirma". A urna emitirá o som característico que marca o fim do voto.

    Significado do voto nulo

  1. 1

    Um mito propagado pelo senso comum, sobretudo via redes sociais, afirma que o voto nulo pode anular uma eleição. Essa ideia vem da interpretação equivocada do artigo 224 do Código Eleitoral, que afirma: "Se a nulidade atingir mais da metade dos votos, o Tribunal marcará dia para nova eleição".

  2. 2

    Na verdade, o conceito de nulidade do Código Eleitoral está relacionado com outros fatores, como votações feitas fora do horário ou de dias estipulados por lei.

  3. 3

    Sendo assim, o voto nulo ou em branco não garante nova eleição. Mesmo que sejam computados por mais de 50% da população. Portanto, os votos brancos e nulos não são considerados votos válidos.

Dicas & Advertências

  • A rigor, os votos brancos e nulos contribuem para eleger o candidato mais popular nos cargos para presidente, governador e prefeito. Isso porque nesses cargos há a possibilidade de eleição no segundo turno. Um grande número de votos brancos ou nulos no primeiro turno do pleito faz com que os candidatos mais populares tenham maior possibilidade de ser eleitos já no primeiro turno.
  • Atenção com o voto de protesto. Essa modalidade de voto ocorre quando o eleitor decide votar em determinado candidato para manifestar repúdio ao sistema político vigente mas invalida seu poder de decisão.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível