Como os vulcões causam erosão

Escrito por maria kielmas | Traduzido por tais santos
Como os vulcões causam erosão
Derretimento de neve após uma erupção vulcânica causa deslizamentos e erosão (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Erosão é o desgaste do solo ou rocha causado pelo vento, chuvas, rios, gelo e gravidade. Uma erupção vulcânica produz lava, cinzas e gases. Esses detritos criam novos sedimentos, formações de rochas ígneas e acidentes geográficos. Vulcões causam erosão limitada diretamente; a parte inferior de uma nova camada de lava remexe o solo superficial ou sedimentos levemente consolidados. Erupções vulcânicas são causas indiretas de erosões substanciais pela ação de detritos vulcânicos na atmosfera, terra e água.

Clima

Erupções vulcânicas produzem uma neblina atmosférica composta de partículas de poeira suspensas, ou aerossóis. Estes absorvem a radiação solar, a espalham de volta ao espaço e produzem uma rede de efeito de resfriamento sobre a terra. A erupção do monte Tambora em 1815 produziu uma neblina atmosférica que se espalhou pelo hemisfério norte e fez com que o ano seguinte,1816, fosse o ''ano sem verão''. queda de neve e geada aconteceram em Junho, Julho e agosto. Essa precipitação causou erosão de paisagens.

Chuva Ácida

Vulcões emitem gases de enxofre e dióxido de carbono. Esses gases se dissolvem na água de chuva e produzem uma precipitação ácida. A chuva ácida corrói calcário por dissolver a rocha de carbonato e produz fendas e cavernas.

Lahares

Lahares são fluxos de lama catastróficos. Neve e gelo no topo de grandes vulcões caraterístico daqueles nas Rocky Mountains da América no Norte e nos Andes da América Central e América do Sul. O calor produzido por uma erupção derrete a neve que, por sua vez, desencadeia grandes deslizamentos no declive do vulcão. Esses deslizamentos desenraízam árvores, e corroem a cobertura de solo e rocha. Lahares podem destruir comunidades inteiras. A erupção do Nevado del Ruiz na Colômbia matou 23.000 pessoas.

Represas

Quantidades substanciais de lava, detritos de rocha e cinzas de uma erupção vulcânica são capazes de mudar o curso de um rio e criar lagos. Quando a pressão da água rompe essa barreira vulcânica, as enchentes subsequentes corroem sedimentos rio a baixo. Represas de lava no Grand Canyon romperam por toda a era pleistocena entre 1.8 milhões e 10.000 anos atras.