×
Loading ...

Como usar uma webcam

Desde que foi inventada, a webcam revolucionou a forma como as pessoas se comunicam pela internet. Graças a ela foi possível criar e compartilhar vídeos, participar de videoconferência, fazer gravações de som e imagem e até como forma de monitorar ambientes. Mas foi mesmo com os programas de mensagem instantânea, como o MSN Messenger e o Skype, que a webcam se popularizou. Atualmente, a grande maioria dos computadores fabricados no mundo já vem com webcams acopladas. Confira formas usar adequadamente uma webcam.

Instruções

A webcam se popularizou com programas de mensagem instantânea (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. O primeiro passo para utilizar a webcam é instalá-la no computador (caso ela não venha acoplada junto com o aparelho). Geralmente, ela pode ser instalada apenas plugando o cabo USB (sistema chamado de "plug and play"). Em outros casos, a webcam vem acompanhada de um CD de instalação. Basta seguir os procedimentos para instalar a câmera e começar a usar.

    Loading...
  2. Depois que a câmera estiver instalada, é hora de ligá-la. A maioria dos aparelhos é ligada por meio de um programa de software de vídeo ou de mensagem instantânea (como o MSN, o Yahoo! Messenger ou o Skype).

  3. Entre com seus dados de login e senha. Ou, se for o caso, realize o cadastro no site de sua preferência. Sites como o Youtube e o Facebook também permitem a utilização da câmera.

  4. Ajuste a webcam de forma que você apareça no centro ou nas laterais do vídeo. A vantagem do ângulo centralizado é que fica mais fácil para que os outros usuários enxerguem as expressões do seu rosto.

  5. Basta selecionar o item "gravar com webcam" no programa e clicar no botão "Record". Em seguida, uma luz se acenderá na webcam e o vídeo começará a ser gravado.

  6. Quando desejar interromper o vídeo, basta clicar novamente no mesmo botão, agora indicado pelo ícone "Stop". Caso não tenha ficado satisfeito com o vídeo, é possível clicar no ícone "começar de novo" e um novo vídeo será gravado.

  7. Por fim, basta clicar no botão "Enviar" para compartilhar seu vídeo na rede. E pronto. Seu vídeo já está disponível na web.

Loading...

Dicas

  • Se tiver qualquer outra dúvida, consulte o manual da webcam.

Aviso

  • Tenha cuidado com quem você conversa ou compartilha vídeos pela internet. Muitas vezes, a pessoa do outro lado não é quem você pensa que é. A regra geral é, se desconfiar, não compartilhe vídeos pessoais com desconhecidos.

O que você precisa

  • Computador
  • Acesso à internet banda larga
  • Webcam
  • Software de mensagem pela internet
  • Site de compartilhamento de vídeos (como Facebook ou Youtube)

Referências

Loading ...
Loading ...