Computadores e eletrônicos

Por que o Windows não consegue formatar meu pen drive

Escrito por adrian grahams Google | Traduzido por gabriel gerboni
Por que o Windows não consegue formatar meu pen drive

A proteção contra gravação pode prevenir que o Windows formate o pen drive

Jeffrey Hamilton/Digital Vision/Getty Images

Se o sistema operacional Windows não consegue formatar o dispositivo USB que você está usando, pode ser que ele esteja protegido contra gravação para prevenir que o usuário faça alterações nos dados ou delete arquivos. Para solucionar o problema, remova a trava do dispositivo ou programa que fornece a proteção antes de formatá-lo.

Outras pessoas estão lendo

Sobre a formatação

A maioria dos pen drives já vêm formatados pelo fabricante, basta apenas conectá-los no computador e mover ou armazenar arquivos neles. Formatá-los é um maneira útil de excluir todos os dados sem precisar abri-los no computador. Algumas vezes pode ser necessário formatar o pen drive, e para isso você pode utilizar computadores com diferentes sistemas operacionais. Esse processo limpará todos os dados e, consequentemente, você perderá todos os arquivos armazenados nele.

Proteção contra gravação

A proteção contra gravação bloqueia o pen drive para que o usuário acesse apenas os arquivos armazenados nele, porém não há como fazer mudanças, exclusões ou até mesmo adições de novos arquivos. O computador não consegue formatar o dispositivo que está com a proteção ativa. As travas do dispositivo e os programas de proteção contra gravação são os dois tipos de proteção do pen drive.

Desabilitando a trava do dispositivo de proteção contra gravação

Alguns pen drives possuem uma trava física que os protegem da gravação de dados no dispositivo. Enquanto ela estiver ativa, você não conseguirá formatá-lo. Procure por um pequeno interruptor ou um botão nomeado "Lock" (Trava) ou um ícone de cadeado. Mude a posição do interruptor ou pressione o botão para a posição "Off"(Desligada). Insira o pen drive na porta USB do computador. Vá em "Meu Computador", clique com o botão direito do mouse e selecione a opção "Formatar" do menu.

Desabilitando programas de proteção contra gravação

Para desabilitar o programa de proteção contra gravação do pen drive, insira o dispositivo no computador, clique com o botão direito e selecione a opção "Propriedades" no menu. Clique na aba "Segurança" da caixa de diálogo e depois acesse "Editar" para ver as permissões do dispositivo. Clique e habilite o botão "Permitir", que está ao lado das opções "Gravar" e "Completa". Clique em "Aplicar" para implementar as alterações e depois em "OK" para sair da janela de diálogo. Clique com o botão direito do mouse no ícone do pen drive e selecione a opção "Formatar" para formatá-lo.

Outros problemas

Caso a desativação de proteção contra gravação não funcione, o pen drive pode estar com defeito. Eles podem ser danificados enquanto estiverem guardados em bolsas, bolsos ou na mochila do computador, e isso pode danificá-los. Se o dispositivo é novo, considere a realização de troca no fabricante. Verifique os detalhes da garantia que os acompanham para saber como proceder.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media