WLED vs LCD

Escrito por dennis hartman | Traduzido por fabrício calmon
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
WLED vs LCD
Os monitores LCD economizam espaço e produzem imagens de alta qualidade (full hd lcd tv image by mattmatt73 from Fotolia.com)

Nos últimos anos, telas de LCD, ou cristal líquido, tornaram-se o padrão para televisores e monitores de computador, substituindo vários televisores de tubo espaçosos e dando aos usuários o acesso a imagens de alta definição com excelente cor, contraste e brilho. No entanto, nem todos os monitores LCD são iguais. Em particular, as telas WLED têm algumas diferenças importantes que as diferenciam.

Outras pessoas estão lendo

Nomeando

WLED significa diodo emissor de luz branca. Esta tecnologia é uma fonte comum de iluminação para monitores digitais, e os fabricantes de telas usam os termos WLED e LED alternadamente. A tecnologia LCD, por outro lado, diz respeito a telas de cristal líquido, uma categoria que inclui todos os tipos de monitores e televisores de LCD, incluindo aquelas que utilizam a iluminação WLED. Telas de LCD que não usam WLED utilizam o CCFL ou lâmpadas fluorescentes de cátodo frio. No entanto, estas telas sempre carregam o nome LCD.

Operação

Em ambas as telas de CCFL e WLED, o funcionamento real é o mesmo. Os pixels do LCD na realidade não emitem nenhuma luz. Em vez disso, eles funcionam como persianas, bloqueando uma porção do espectro luminoso produzido pela luz do fundo. Os espectadores apenas enxergam cores que os pixels permitem passar, embora a luz de fundo esteja sempre produzindo luz branca pura.

Custo

WLEDs custam mais do que os sistemas CCFL de iluminação traseira. Alguns fabricantes de televisão reservam a iluminação de fundo LED para modelos de ultima geração, rotulando todos os outros conjuntos como LCDs. Os clientes podem encontrar a iluminação WLED em uma variedade de produtos, incluindo monitores de computador de alta definição, televisores de tela plana e telas de computadores portáteis. Em todos os casos, os modelos WLED custarão mais do que os modelos similares de LCD, com uma diferença normalmente de centenas de reais.

Uso de energia

Outra vantagem importante da iluminação traseira WLED é que ela é mais eficiente energeticamente do que o padrão convencional da tela LCD feita de CCFL. Um monitor com iluminação traseira requer uma grande quantidade de energia para produzir luz, a maioria da qual é filtrada antes que atinja os olhos dos espectadores. Mesmo quando a tela fica completamente branca, cerca de 95 por cento da produção da luz de fundo está sendo bloqueada pelos pixels. Isso significa que mesmo a modesta economia de energia dos modelos WLEDs resulta em um menor uso de energia e menores custos de operação.

Outras vantagens

Monitores WLED possuem várias outras vantagens sobre os de LCD para justificar seu custo. Monitores WLED começam a exibir a imagem de forma instantânea, assim que recebem energia. Já as telas de LCD que usam iluminação de CCFL são mais lentas, aumentando gradualmente para o seu brilho total. Monitores WLED também são mais brilhantes em geral, proporcionando cores mais vivas e níveis de contraste mais elevados. Eles também podem ser mais finos, pois os LEDs ocupam menos espaço do que uma luz de fundo de CCFL em um monitor LCD convencional.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível