Wrangler X Rubicon

Escrito por dennis hartman | Traduzido por priscila pedroso
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Wrangler X Rubicon
Jipe Wrangler (image by Bull-Doser, from Wikimedia Commons)

Desde a Segunda Guerra Mundial, a Jeep vem oferecendo modelos com uma série de edições especiais e diferentes níveis de refinamento ao longo dos anos. Quando foi lançada, a Wrangler X caracterizava-se por ser um modelo básico, enquanto o Wrangler Rubicon vinha equipado de fábrica como a mais avançada condução off-road.

Outras pessoas estão lendo

História do Wrangler X

O primeiro Jeep Wrangler X foi lançado em 2002, com o nível de acabamento do "TJ" Wrangler, produzido desde 1997. O Wrangler SE foi vendido com um motor de 4 cilindros e poucos recursos opcionais, entretanto, o Wrangler X foi concebido para ser o modelo básico entre todos os Wranglers com motor inline de 6 cilindros. O primeiro Wrangler X foi lançado com transmissão manual de cinco velocidades (mais tarde mudou para seis velocidades) e transmissão automática opcional. Para manter o Jeep Wrangler de acordo com o projeto original, caracterizado principalmente pela falta de refinamentos, o Wrangler X veio sem opcionais comuns, tais como janelas ou travas automáticas, ar condicionado e tampa de depósito do combustível.

Apesar de ser modelo básico, o Wrangler X estava disponível com uma série de upgrades opcionais, incluindo um sistema de som premium e rodas de liga leve

Wrangler X Rubicon
Boa opção pra quem gosta de aventuras (Mike Powell/Digital Vision/Getty Images)

História do Wrangler Rubicon

Com nível de acabamento acima do Wrangler X estavam o Sport Wrangler e o Wrangler Rubicon. O Rubicon foi comercializado pela primeira vez em 2003, substituindo o Wrangler Sahara como o Wrangler topo de linha (e o mais caro) com o maior número de opções disponíveis. O Rubicon foi nomeado em homenagem a trilha Rubicon Jeep de 20 milhas (32 km), nas Montanhas de Sierra Nevada . O Wrangler Rubicon veio com características padrão off-road, como eixos pesados ​​dianteiros e traseiros, pacote de suspensão off-road, rodas e pneus maiores, ganchos de reboque e faróis de neblina. Outras características opcionais no Rubicon incluíam para-choques tubulares de aço e grade cromadas.

Em 2004, a Jeep ofereceu o Wrangler Unlimited, que era uma versão de maior distância entre eixos da Wrangler e com maior espaço interno. O Unlimited também estava disponível com acabamento da Rubicon, tornando-se o mais alto nível de oferta da Jeep Wrangler até 2006

Wrangler X Rubicon
off-road no deserto (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Wrangler X and Rubicon hoje

A Jeep Wrangler redesenhou toda a linha para 2007. O novo modelo, chamado de "JK", estava disponível em Wranglers com duas portas e Wrangles Unlimited, com versões de quatro portas . Cada estilo possui três níveis de acabamento: X, Sahara e Rubicon. Todos JK Wranglers vem com motor V6 de 3,8 litros e uma transmissão manual de seis velocidades. A Rubicon ainda queria ter finalidade de um veículo off-road, por isso, incluiu características como eixos pesados ​​dianteiros e traseiros, estribo (protege a lateral do veículo contra pedras e barros), faróis de neblina dianteiros e traseiros, ganchos de reboque, barra estabilizadora (ajuda a reduzir a inclinação da carroceria em curvas rápidas) e suspensão off- road. Refinamentos adicionais oferecidos no Rubicon (não no Wrangler X) incluem volante de couro, controle de velocidade de cruzeiro (sistema que mantém a velocidade da condução previamente programada), rodas de liga leve de 17 polegadas e estofado especial que resiste à manchas e odores

Wrangler X Rubicon
Perfeito para situações fora da estrada (Mike Powell/Lifesize/Getty Images)

Diferentes propósitos

Ao longo de sua existência, o Wrangler X e o Rubicon têm apresentado diferentes versões do mesmo automóvel com posições de mercado distintas. O Wrangler X é uma versão mais barata do Wrangler, competitiva com outros SUVs (veículo utilitário esportivo) de outros níveis. Ele oferece aos motoristas um 4x4 acessível e é melhor para os motoristas cujos veículos terão experiência de uso off-road limitada. O Wrangler X ainda é testado pela Jeep pela sua capacidade de andar pela água e escalar inclinações, bem como para demonstrar tração superior e manobrabilidade.

O Rubicon, por outro lado, é um Jeep icônico com equipamentos especiais oferecidos a um preço premium. A maioria dos entusiastas da Jeep que optam por modificar profundamente o seu próprio para uso off-road começa com um modelo Rubicon, devido aos seus eixos pesados ​​e outros recursos internos de off-road. A disponibilidade de recursos de luxo internos também fazem do Rubicon a melhor opção para os motoristas que desejam ter a mais confortável experiência Wrangler.

Wrangler X Rubicon
Ótimos para aventuras em família (David De Lossy/Valueline/Getty Images)

Outros modelos Wrangler

Além do Wrangler X e do Rubicon, o Jeep Wrangler foi oferecido em outras edições e aparece no mesmo nível que o primeiro e o segundo. O atual Sahara inclui assentos exclusivos de pano, rádio por satélite SIRIUS, console completo, e ganchos de reboque, oferecidos somente no modelo Rubicon, não no Wrangler X.

De 1997 a 2006, o Wrangler Sport era uma opção de nível médio. Podia ser encomendado com a maioria dos acessórios off-road da Rubicon, embora não houvesse opções-chave, como os eixos pesados. Da mesma forma que o Wrangler X altamente equipado pode ser semelhante a um Wrangler Sport, existem algumas diferenças fundamentais, como a roda e tamanho do pneu.

Várias edições especiais do Rubicon foram oferecidas, incluindo tie-ins para os filmes "Tomb Raider" e "Sahara". Em ambos os casos, as edições especiais do Rubicon foram produzidas em número limitado e contaram com equipamentos off-road do Rubicon com upgrade de aparência extras.

Wrangler X Rubicon
Veículo off-road no deserto (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível