WWAN x WLAN

Escrito por jimmy boyd | Traduzido por sergio mosquim junior
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
WWAN x WLAN
Usuários de internet podem conseguir acesso através de redes WWAN ou WLAN (Polka Dot RF/Polka Dot/Getty Images)

As companhias de telecomunicação fazem redes de computadores para prover acesso a internet. Tanto as redes de longa distância sem fio, ou WWAN, como as redes locais sem fio, ou WLAN, proveem acesso à internet. A rede que você deve escolher depende de suas necessidades. Compare os modos de configuração e outras funções destas redes sem fio para decidir qual tipo de serviço supre melhor as suas necessidades.

Outras pessoas estão lendo

Noções básicas de WLAN

Redes locais sem fio proveem acesso a internet dentro de um espaço geográfico pequeno. Este é o acesso Wi-Fi que você encontra em algumas lojas. Diferentemente de redes discadas, a cabo ou outros acessos com fio, todos os computadores dentro do alcance da rede WLAN podem entrar na internet sem qualquer fio. O alcance médio de um ponto de acesso WLAN é de 20 a 90 metros.

Noções básicas de WWAN

Uma rede de longa distância sem fio provê acesso a internet dentro de uma área geográfica maior do que a rede WLAN. As redes 3G e 4G usadas em telefones celulares são exemplos de WWAN. Alguns equipamentos banda larga de WWAN podem alcançar até 72,5 km. Todos os computadores dentro desta área geográfica podem acessar a internet sem fio. Embora o alcance de uma rede WWAN não se estenda por um país inteiro, você pode conseguir acesso através de um sistema interconectado de redes sem fio de longa distância.

Instalação

Os computadores geralmente possuem equipamento para WLAN instalados de fábrica. Você só precisa de acesso a internet com fio, um modem e um roteador sem fio em sua casa ou escritório para configurar sua rede WLAN. A internet discada não funciona para configurar uma rede WLAN. Você precisa de uma conexão T-1, DSL, a cabo ou de banda larga. Se você estiver acessando a rede Wi-Fi de outra pessoa, não precisa de nada além de um equipamento WLAN instalado de fábrica. Da mesma forma, alguns computadores também possuem equipamento WWAN instalados de fábrica. Entretanto, se você possuir um computador que não tem esta tecnologia, a operadora responsável lhe dará uma placa para ativar este serviço. Você também precisa de uma provedora de acesso a internet para configurar a WWAN. A diferença é que a WWAN usa tecnologia sem fio celular ao invés da necessidade de uma rede com fio da WLAN.

Escolhendo um serviço

A taxa mensal média para acesso WWAN varia bastante. Você pode acessar a internet em casa por taxas mais baratas caso você queira configurar sua própria rede WLAN. Por exemplo, alguns provedores oferecem o serviço gratuitamente. Entretanto, se você precisar de acesso móvel em uma grande área, a WWAN dá a conveniência que você necessita por um preço mais elevado. Se você está satisfeito usando o Wi-Fi em cafeterias locais e outras lojas, então a WLAN é tudo o que você precisa. Se você precisa de comunicação segura, a tecnologia de encriptação de 128 bits usada por redes WWAN é mais segura do que a WLAN.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível