O que é um xale de oração messiânico?

Escrito por earl moreland | Traduzido por júlia polachini
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

O xale de oração, juntamente com a arca da aliança, o yalmuka e a torá, é um elemento importante e reverenciado no culto da tradição Judaica. Há um movimento cristão em particular, que enfatiza Jesus como o cumprimento da profecia hebraica messiânica, que apropria essa peça do vestuário judaico em seus cerimoniais. Os membros dessa comunidade religiosa são chamados de Judeus Messiânicos. De acordo com a Aliança Judaica-Messiânica da América, o judaísmo messiânico é composto por judeus e não-judeus.

Outras pessoas estão lendo

Descrição

De modo geral, um xale de oração é uma peça de roupa semelhante a uma capa. Ela é usada apenas por homens, principalmente em adorações judaicas conservadoras e ortodoxas. Organizações cristãs, como o " The Hope of Israel Baptist Mission" (Esperança da missão batista em Israel) incentivam os judeus convertidos ao cristianismo a manterem o uso deste e de outros elementos do culto hebraico. Um dos usos sacramentais do xale de oração ocorre quando a torá ou o rolo são carregados pelos corredores da sinagoga durante um culto. Os homens aproximam-se da torá e pressionam a barra de seus xales contra ela. Por sua vez, eles beijarão a parte da roupa que a tocou.

Proselitismo

Grupos cristãos que promovem o xale de oração messiânica, geralmente o fazem com o objetivo de converter Judeus ao Cristianismo. O site do "Hope of Israel" afirma que sua missão é "ganhar a alma de judeus perdidos para Cristo, nunca negligenciando a oportunidade de alcançar os Gentios".

Apropriação cristã

A afinidade ao uso dos xales de oração messiânicos entre alguns grupos cristãos têm os encorajado a adotar outros elementos dos cultos hebraicos. Empresas como "Shofars From Afar" vendem uma variedade de produtos da cultura judaica, tais como óleos de unção, jóias e shofars (um instrumento musical feito com chifre de carneiro). Muitas vezes os cristãos adicionam artes e passagens bíblicas, derivadas do novo testamento, em seus xales de oração.

Organizações

A aliança judaica messiânica da América e os "Jews for Jesus" (Judeus por Jesus), são duas das organizações mais notadas que adotaram elementos dos cultos hebraicos. Eles também possuem uma abordagem bastante ativista para alcançar a população da nação moderna de Israel. Além disso, a aliança judaica apoia questões políticas que favoreçam, em geral, o interesse nacional de Israel.

Controvérsias

Algumas comunidades cristãs e judaicas ofendem-se com o uso do xale de oração e de outros elementos de cultos judaicos, com o propósito de converter judeus ao cristianismo. O site "Religioustolerance" dá detalhes da natureza especial dessa divulgação cristã e os problemas que as cercam. Igrejas que buscam tais esforços de proselitismo, geralmente defendem crenças fortemente evangélicas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível