×
Loading ...

Como fazer xampu para carpetes com produtos caseiros

Atualizado em 20 julho, 2017

Se você tem carpetes, provavelmente já sabe que as manchas podem aparecer rapidamente. Manter os carpetes limpos, sem sujeira, odores e outros resíduos é a melhor coisa que você pode fazer para protegê-los e manter sua boa aparência. A lavagem de carpetes com xampus comerciais pode demandar tempo e dinheiro. Felizmente, é fácil preparar uma solução de limpeza usando itens que você possui em casa.

Instruções

    Três receitas de xampus caseiros para carpetes

  1. Misture partes iguais de água quente e vinagre. A água deve estar bem quente. Esta simples mistura vem sendo usada por anos e pode funcionar melhor do que você pensa. O vinagre ácido é ótimo para remover manchas leves em carpetes, assim como para remover odores deixados por manchas piores. Experimente adicionar pequenas quantidades de detergente doméstico à mistura se precisar limpar uma mancha difícil ou oleosa. Coloque a mistura em um equipamento de lavagem de carpetes, caso você tenha uma, ou apenas use um borrifador para aplicar a solução em spray sobre a área a ser limpa. Trabalhe com uma escova e deixe a solução agir de um dia para o outro. A seguir, use um aspirador de pó para limpar o carpete no dia seguinte e remover a mancha.

    Loading...
  2. Misture 230 g de bicarbonato de sódio com 85 g de farinha de milho. Esmigalhe um punhado de folhas de louro e adicione-o à mistura. Coloque tudo em um recipiente hermeticamente fechado e agite a solução. Quando tudo estiver misturado, despeje o composto sobre o carpete devagar no local onde deseja limpar. Deixe a solução agir de um dia para o outro. Na manhã seguinte, limpe o lugar retirando o excesso de umidade e, então, use um aspirador de pó para remover o excesso de sujeira. Esta mistura é ideal para limpar áreas pequenas e pontos específicos.

  3. Misture 1/2 xícara de limpador líquido para uso geral (sem alvejante) com 1/2 xícara de detergente para lavar roupas. Misture uma xícara cheia de amônia e 3,5 litros de água. Aplique e esfregue a solução no carpete até remover a mancha. Se ela não desaparecer, deixe a mistura agir de um dia para outro e remova o excesso de produto pela manhã. Esta solução é perfeita se você planeja limpar um cômodo inteiro ou casa e é quase tão efetiva quanto qualquer limpador para carpetes vendido comercialmente.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...