Mais
×

Como fazer um xequerê africano de papel machê

Atualizado em 21 novembro, 2016

Instrumentos musicais podem ser divertidos e educativos. Os homens primitivos faziam instrumentos a partir de materiais que tinham à sua disposição. Tudo o que faz um som pode ser suficiente. Um instrumento fácil de fazer com os produtos que você provavelmente já tenha em casa é um xequerê africano. Tradicionalmente feito de cabaças secas e cobertas com panos e conchas, que balançam e batem na cabaça quando agitada. Caso você não tenha nenhuma cabaça, poderá fazer um xequerê de papel machê.

Instruções

Miçangas em uma cabaça de papel machê podem produzir sons musicais agradáveis (beads image by Ralph Petty from Fotolia.com)

    Criando a cabaça de papel machê

  1. Cubra seu espaço de trabalho com uma toalha de mesa de plástico barata. Encha um balão no tamanho desejado e amarre-o. Corte jornais em longas tiras finas.

  2. Despeje cola para papel de parede em um prato descartável plano ou uma bandeja de alumínio. Mergulhe uma tira de jornal na pasta e retire o excesso com os dedos. Coloque no balão. Cubra o balão com uma única camada de tiras, sobrepondo ligeiramente as bordas do jornal. Dê um nó ao redor do bico, deixando-os expostos. Deixe a pasta secar durante várias horas.

  3. Cubra o balão com uma segunda camada de tiras de jornal e deixe secar por algumas horas. Cubra o balão com uma terceira camada. Deixe secar durante a noite.

  4. Rasgue papel pardo, como papel de embrulho ou sacos de padaria, em formas quadradas de cerca de 2,5 cm a 5 cm de largura. Cubra o jornal com uma camada final de papel pardo. Deixe secar um dia ou dois.

  5. Estoure o balão furando-o logo abaixo do nó no bico. O ar escapará e ele murchará lentamente dentro do revestimento de papel machê. Você poderá removê-lo puxando-o através do pequeno buraco deixado ao redor do bico, ou apenas deixe-o dentro da cabaça.

  6. Pinte a cabaça de papel machê, se desejar. Decore-a com imagens e símbolos que desejar. Pulverize um selante acrílico transparente em um local bem ventilado. Deixe secar e, em seguida, pulverize uma segunda camada.

    Criando as miçangas

  1. Segure oito tiras de 90 cm de comprimento entrelaçadas de modo que os fios fiquem nivelados. Amarre todos em um nó em uma das extremidades.

  2. Deixe a cabaça de papel machê em cima de uma lata de café ou uma tigela, com a ponta mais estreita voltada para cima. Segure o nó no topo e organize os fios para que eles caiam para baixo dos lados da cabaça.

  3. Divida os fios em grupos de dois para que você tenha quatro grupos. Prenda cada grupo à cabaça com fita temporariamente, fixando-os um pouco abaixo do nó.

  4. Passe uma miçanga em cada par de fios, a cerca de 2,5 cm abaixo do grande nó. Use um grampo de cabelo ou clipe de papel logo abaixo da miçanga para prendê-la temporariamente.

  5. Divida os pares de fios e pareie-os novamente com o cordão do seu lado oposto. Por exemplo, se um fio foi emparelhado com um à sua esquerda, emparelhe-o com um em seu lado direito. Deslize uma miçanga em cada um dos novos pares de fios. Mova os clipes para baixo das miçangas recentemente colocadas.

  6. Divida os pares de fios de novo de volta ao seu par original. Coloque uma nova rodada de miçangas, certificando-se de que estejam igualmente espaçadas ao redor da cabaça. Coloque os clipes abaixo delas e continue esse método até cobrir toda a cabaça.

  7. Amarre o fio no final, deixando folga suficiente para a rede e as miçangas balançarem livremente na cabaça de papel machê. Trance o comprimento restante do fio, se desejar, e adicione miçangas aleatórias para decoração.

Dicas

  • Use miçangas com buracos grandes para ficar fácil de passar o fio. As miçangas também se movimentarão livremente quando balançadas.

O que você precisa

  • Toalha de mesa de plástico
  • Balão redondo de látex de 30 cm
  • Jornal
  • Cola para papel de parede
  • Bandeja de alumínio ou prato descartável
  • Papel pardo
  • Tintas acrílicas
  • Pincel
  • Selante acrílico transparente
  • 8 pedaços de barbante de 1 m de comprimento cada
  • Fita adesiva
  • Miçanga
  • Clipes de papel ou grampos de cabelo
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article