Meu Yorkie está perdendo o cabelo

Escrito por angela brady | Traduzido por rita pacheco
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Meu Yorkie está perdendo o cabelo
Yorkies são conhecidos por seus pelos longos e flutuantes. (windswept yorkshire terrier image by MichMac from Fotolia.com)

Os cães podem perder o cabelo por razões variadas. Pelo fato dos donos escolherem o seu cão em parte por causa de sua aparência, uma calvície repentina pode ser surpreendente. Yorkies, devido a seus pelos compridos e flutuantes, podem realmente ser capazes de esconder a perda de cabelo até que esteja bem avançada. Para diagnosticar a razão por trás da perda de cabelo, os veterinários devem ter em conta a idade do cão, estilo de vida, condição da pele e saúde em geral para determinar qual fator ou combinação de fatores pode ser o culpado.

Outras pessoas estão lendo

Idade

Se o seu Yorkie é um filhote, a queda de cabelo pode ser um estágio perfeitamente normal em seu desenvolvimento. Entre cinco e nove meses de idade, o filhote começará a perder seu suave e macio e sedoso "casaco de filhote", quando o seu fino "casaco adulto" começar a crescer. Esta é também a hora de ver como o pelo de seu filhote desenvolve sua variação particular do "verdadeiro casaco Yorkie" que vai ter para o resto de sua vida.

Meu Yorkie está perdendo o cabelo
Por volta de cinco meses de idade, um Yorkie começa a perder seu pelo (yorkie puppy image by Joy Fera from Fotolia.com)

Estilo de vida

O estresse pode desempenhar um papel importante na perda de cabelo. Uma nova casa, um novo animal de estimação, ou até mesmo um novo bebê podem temporariamente perturbar a natureza sensível do Yorkie. A medida que seus níveis de estresse sobem, ele pode perder o cabelo em tufos, ou começar a mastigar as seções do cabelo como um sinal de ansiedade. Se você notar áreas molhadas e pegajosas em seu pelo, é um sinal claro de que ele está mastigando. Pequenas mudanças na rotina geralmente podem resolver o problema, mas em alguns casos, medicamentos anti-ansiedade podem ser prescritos.

Meu Yorkie está perdendo o cabelo
Um novo animal de estimação pode causar estresse e ansiedade (hundefreundschaft image by Rainer Tagwercher from Fotolia.com)

Condição da pele

A perda de cabelo também pode ser um sintoma de um problema de pele. Alergias podem se manifestar na pele e causar a queda de cabelo, e infestações de pulgas pode desencadear episódios de mastigação que pode deixar o seu Yorkie um pouco careca. Infecções da pele ou sarna também vão causar queda de cabelo, e provavelmente vai ser acompanhada de manchas descamativas ou oleosa e feridas. Dependendo da condição, a medicação oral ou tópica podem resolver o problema e permitir que o cabelo volte a crescer.

Meu Yorkie está perdendo o cabelo
Queda de cabelo pode ser um sintoma de um problema de pele (Yorky image by Illimity from Fotolia.com)

Saúde geral

Certas doenças crônicas listam a perda de cabelo entre os sinais de alerta. Yorkies são particularmente propensos a hipotireoidismo e doença de Cushing também é um pouco comum. Embora essas condições são mais comuns em cães mais velhos, os sintomas podem surgir em qualquer momento da vida do cão, e é melhor tratá-los precocemente. Muitas doenças crônicas necessitam de medicação ao longo da vida, mas os sintomas geralmente desaparecem quando o tratamento começa, e o cabelo geralmente voltará a crescer.

Meu Yorkie está perdendo o cabelo
Cães mais velhos correm o risco de doenças que causam a perda de cabelo (tired dog image by MichMac from Fotolia.com)

Quando procurar o veterinário

Se você notar qualquer outro sintoma, o melhor é consultar um veterinário. Perda de apetite, letargia, ganho ou perda de peso podem indicar algo sistêmico, enquanto vermelhidão, feridas e lamber ou coçar constantemente pode sinalizar uma doença de pele. Se você suspeitar que a ansiedade e o estresse estão causando a queda de cabelo, fale com o seu veterinário sobre o que pode ser feito para ajudar o seu cão se adaptar, e se a medicação é necessária ou não.

Meu Yorkie está perdendo o cabelo
Se a perda de cabelo é acompanhada de outros sintomas, consulte um veterinário (yorkie pup image by Maria Bell from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível