O que é a zona tórrida?

Escrito por s.f. heron | Traduzido por débora faggioni
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é a zona tórrida?
As florestas tropicais são encontradas na zona tórrida da terra (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

A zona tórrida compreende a área da terra entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio. Geograficamente, a zona tórrida é definida por 23,5 graus de latitude norte e 23,5 graus de latitude sul. A zona tropical é outro nome dado à zona tórrida. Essa zona climática é uma das cinco zonas originais usadas ​​para definir o clima e as zonas de crescimento da terra. A delimitação desta zona já foi modificada para contribuir com a multiplicidade de diferentes biomas localizados dentro desta região tradicionalmente tropical.

Outras pessoas estão lendo

História

O termo zona tórrida foi usado pela primeira vez em torno de 320 a.C. pelo cientista grego Aristóteles para definir a área de terra mais próxima do equador. Aristóteles presumia que essa área fosse muito quente para a vida humana, já que os raios solares tangiam essa região diretamente de cima. Ele também sustentou a ideia de uma zona temperada, com um clima agradável e uma zona fria perto do Círculo Polar Ártico. De acordo com a enciclopédia Encarta, outro filósofo grego chamado Parmênides também dividiu estas zonas em cinco regiões distintas com a zona tórrida como a base a partir de 23 graus de latitude norte e sul. As zonas temperadas norte e sul foram adicionadas como as zonas frígidas norte e sul para criar um sistema climático de cinco zonas, sistema esse que permaneceu em uso até o sistema de mapeamento de clima padronizado de Koppen ser concebido e instituído nos séculos 19 e 20.

Características

Quando se pensa em trópicos, é muito comum a ideia de chuvas abundantes, plantas e árvores exuberantes e vida animal variada. A zona tórrida contém todos esses recursos e um evento importante que não ocorre nas outras zonas climáticas: o sol está diretamente acima pelo menos uma vez ao ano na zona tórrida. A temperatura nessas zonas tropicais é quente e úmida, sendo que a umidade está presente durante todo o ano. No entanto, a zona tórrida engloba uma variedade de características topográficas que afetam o clima. Considerando-se que muitos desertos e montanhas estão dentro das latitudes que definem a zona tórrida. As florestas tropicais são o que há de mais típico nesta zona, mas até montanhas cobertas de neve podem ser encontradas. A Cordilheira dos Andes, no Chile e na Argentina está dentro da zona tropical e contêm neve e tundra alpina. A Austrália e partes da África também estão na zona tórrida. Ambos os continentes têm grandes áreas de deserto com condições extremamente secas durante todo o ano.

Ecossistemas

Dentro da zona tórrida existe uma infinidade de vida animal e vegetal vibrante. Já que agora sabemos que a zona tórrida pode abranger tanto uma floresta tropical quanto um deserto árido, é importante observar os ecossistemas que se adaptaram ao clima. Essas minicomunidades prósperas são chamadas de biomas. Existem biomas em todas as zonas, mas os mais distintos localizam-se na zona tórrida. A floresta tropical contém uma copa densa que impede a luz solar de chegar ao chão da floresta. No entanto, as pequenas árvores, arbustos e samambaias no chão da floresta adaptaram-se à ausência de luz solar. Por outro lado, as áreas do deserto do Saara dentro da zona tórrida contêm animais e plantas que se adaptaram aos longos dias de sol e pouca chuva.

Clima

A zona tropical contém áreas que são os lugares mais quentes da Terra. A maioria tem uma estação chuvosa e uma estação seca, ao contrário das estações quentes e frias, mais típicas de zonas temperadas. A maioria dos locais dentro da zona tórrida recebem muita chuva que favorece o crescimento da vegetação exuberante, com o auxílio do sol diretamente por cima. A temperatura permanece relativamente uniforme durante o dia e a noite. A cobertura de nuvens ajuda a manter a temperatura uniforme ao longo do dia e pelas estações. Essa mesma cobertura de nuvens também propicia chuvas quase diárias durante a estação chuvosa. Quando o ar quente e úmido sobe e encontra o aquecimento do solo pelo sol, provoca distúrbios atmosféricos que resultam em tempestades. Os ventos predominantes nas regiões tropicais tendem a soprar de leste a oeste, muitas vezes fazendo com que os desertos se localizem no lado ocidental das grandes massas continentais.

Importância

A zona tórrida contém áreas de chuvas abundantes e calor na superfície da Terra, Envolvendo a linha do Equador formam-se muitas nuvens que abastecem o clima da zona tórrida. De acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia, esta zona de convergência intertropical pode trazer tempestades diárias para a zona tórrida e controla seu clima. Os ventos alísios do norte se movendo em uma direção sudoeste convergem com os ventos do hemisfério sul, vindos da direção noroeste para formar esse aglomerado de nuvens.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível