×
Loading ...

Como fazer um fez

Como fazer um fez. Utilizado pelos Shriners e por macacos segurando copos, o fez é um chapéu bem excêntrico, que normalmente tem uma borla anexada. Um fez possui um formato de cone, porém sem a ponta. Ao aprender a fazer um fez, você poderá fazê-lo para todos os seus amigos.

Instruções

Divirta-se com os seus amigos com um novo visual (A wall of fez image by ilumus photography from Fotolia.com)
  1. Corte a parte de cima do chapéu com um pedaço de feltro de 12cm², deixando esta parte como um círculo. Embora os tamanhos de uma cabeça variem, um diâmetro de 10cm normalmente é o bastante para fazer a parte de cima.

    Loading...
  2. Faça a base do chapéu com um retângulo de feltro e finalize com um pedaço retangular circular. Certifique-se de que uma parte da curva seja a circunferência do círculo que você fez no Passo 1. Os lados do retângulo curvado devem ter cerca de 10cm, que é a altura do chapéu.

  3. Enrole o retângulo circular de feltro em volta da sua cabeça para verificar se encaixa bem. Prenda os lados soltos, de modo que o fez fique bem ajustado na sua cabeça.

  4. Costure os lados soltos do fez utilizando uma agulha e uma linha. Deixe um espaço de 0,5cm descosturado na parte de cima. Você utilizará este espaço para fixar a base do fez à parte de cima.

  5. Vire o fez do avesso, e prenda o espaço de 0,5 restante ao círculo que será a parte de cima do fez. Talvez você precise cortar os 0,5cm em alguns lugares, de modo que você possa costurá-lo mais facilmente ao círculo. Costure as duas peças juntas.

  6. Costure a borla ao centro da parte de cima do fez.

Loading...

Dicas

  • Prove o fez e veja se ficou do tamanho certo. Alguns fabricantes dizem que a altura do fez deve ser 1/4 da circunferência da sua cabeça.

O que você precisa

  • Uma pedaço de feltro de 12cm²
  • Um pedaço retangular com 17cm de altura, com 1,5cm de largura maior que a circunferência da sua cabeça.
  • Tesouras
  • Agulha
  • Linha
  • Borla pequena
Loading ...
Loading ...