Como abaixar persianas que estão emperradas em cima

••• Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images

Persianas bloqueiam a luz do sol e também fornecem privacidade ao interior da casa. Elas sobem e descem através de um cordão lateral que trava no lugar dentro do trilho superior mas, se a trava apresenta um mau funcionamento, o cordão e a persiana ficarão emperrados na posição levantada. Isso acontece por vários motivos, mas você pode abaixar as persianas usando um método manual.

Passo 1

Segure o cordão lateral da persiana e levante-o até que esteja nivelado com o trilho superior da cortina. Mova-o para a esquerda ou direita, o que, em alguns casos, destrava o mecanismo e permite que a persiana seja abaixada.

Passo 2

Coloque o escadote perto da janela, se necessário, e retire as duas tampas nas frontais esquerda e direita dos suportes que prendem o trilho no lugar. Elas geralmente deslizam em direção ao centro da janela. Em alguns casos, você pode precisar remover os parafusos para separar essa seção frontal.

Passo 3

Segure o trilho com as duas mãos e puxe-o da janela. Coloque a persiana em uma mesa ou outra superfície na qual você tenha bastante espaço e luz.

Passo 4

Olhe no buraco de onde o cordão sai e você verá ou uma pequena alavanca ou um pequeno cilindro.

Passo 5

Segure o cordão à direita da persiana, o mais longe possível, para que ele fique fora do caminho. Insira a ponta de uma chave de fenda de ponta plana no buraco e pressione-a contra a alavanca ou o cilindro para destravá-lo. A persiana e o cordão se abaixarão assim que você o fizer.

Passo 6

Levante e abaixe as persianas três ou quatro vezes para garantir que o mecanismo de trava não esteja permanentemente quebrado e depois reinstale-as na janela.

Mais recentes

×