×
Loading ...

Como abrir o cooktop para um reparo

Quando for necessário fazer reparos nos elementos ou componentes elétricos de um fogão cooktop, será preciso abri-lo para ter acesso. Ao contrário dos fogões com bocas externas, a tampa do cooktop protege os fogareiros, dando ao fogão uma aparência mais elegante. Há pequenas variações entre os diferentes fabricantes na abertura da tampo. Geralmente, os prendedores ficam na parte da frente da tampa. Você elevará a tampa superior para abrir a área de cozimento.

Instruções

O fogão cooktop é mais elegante (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)
  1. Desligue a energia do fogão. Se tiver uma gaveta de utilidade, puxe-a para fora e desconecte o cabo de alimentação da tomada. Você também pode desativar o disjuntor do fogão no painel elétrico da casa.

    Loading...
  2. Abra a porta do forno e localize dois ou três parafusos que fixam o painel superior do fogão. Os parafusos estarão sob a parte frontal do painel do topo.

  3. Gire os parafusos de fixação no sentido anti-horário com uma chave de fenda Philips ou com uma chave de rosca, dependendo da cabeça do fixador.

  4. Segure a parte frontal do painel superior e deslize-a levemente na sua direção. Levante-a um pouco e procure por uma haste de suporte em ambos os lados. Nem todos os fogões cooktop têm um apoio. Se tiver um, continue levantando até encaixar. Se não tiver, levante o painel superior para a parte traseira do fogão como se estivesse levantando o capô de um carro. Sustente-a com uma placa ou peça a um amigo para segurá-la enquanto você faz os reparos.

Loading...

Aviso

  • Sempre desconecte os aparelhos a energia antes de fazer reparos.

O que você precisa

  • Chave de fenda Philips
  • Chave de rosca

Referências

Loading ...
Loading ...