Como abrir a tampa traseira de bateria de relógio

••• wristwatch image by Aleksandr Ugorenkov from Fotolia.com

Quando um relógio fica atrasado ou para completamente, provavelmente precisa de uma bateria nova. Para substituir a antiga ou para examiná-lo melhor e ter certeza de que está funcionando corretamente, será necessário remover a tampa traseira. Normalmente, essa tarefa é simples, já que a maioria dos relógios possuem um parte posterior de encaixe. Outros deles, como os que possuem um anel de retenção e rosca, requerem mais trabalho e chaves especiais. Se o seu for um desses, será melhor levá-lo a uma relojoaria.

Tampas traseiras de encaixe

Passo 1

Posicione o relógio de forma que ele fique voltado para baixo em um pano macio. Isso serve para que sua frente não seja arranhada.

Passo 2

Examine a parte de trás do relógio e encontre a fenda pequena que passa entre o corpo e a tampa traseira do relógio.

Passo 3

Deslize a borda da faca suavemente por dentro da fenda. Normalmente, será mais fácil inserindo-a em ângulo reto pela direita. Tenha cuidado para não empurrá-la demais, já que isso poderá danificar o funcionamento interno do selamento a prova d'água.

Passo 4

Gire a lâmina da faca levemente, levantando a tampa traseira, que deverá saltar com pouco esforço.

Caixa de tampa integrada

Passo 1

Posicione o relógio de forma que ele fique voltado para baixo em um pano macio.

Passo 2

Insira uma moeda pequena em uma das fendas na tampa traseira do relógio.

Passo 3

Gire a moeda em sentido anti-horário até afrouxar o parafuso e remova-o com os dedos.

Passo 4

Repita o processo no outro parafuso integrado. Assim que tiver removido os dois será possível levantar a tampa traseira do relógio. Se ela não levantar facilmente, use uma faca com uma lâmina fina para soltá-la suavemente.

Mais recentes

×