Como acabar com o vácuo que lacra uma tampa em uma panela

••• Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Ao cozinhar em uma panela no fogão, costuma-se usar uma tampa para impedir que o conteúdo respingue. A tampa também impede que os líquidos evaporem, cria umidade e impede que a comida perca calor. Durante esse processo, uma tampa pode fundir-se com a panela ou frigideira que está cobrindo. Quando o metal é aquecido ou arrefecido, pode contrair ou expandir para permitir a mudança de temperatura. O resultado? A tampa fica completamente selada a vácuo no recipiente. Para acabar com esse vácuo, siga alguns passos simples.

Passo 1

Desligue o fogo.

Passo 2

Remova a panela do lugar. Use luvas ou panos, pois a panela ainda estará quente.

Passo 3

Deixe-a esfriar. Ás vezes o vácuo libera a pressão com o tempo. Durante o processo o vácuo deve desaparecer e será possível remover a tampa. Use luvas ou panos pois pode haver calor residual.

Passo 4

Ponha a panela de volta no fogo caso o passo 2 não funcione. Ligue o fogo e deixe a temperatura aumentar. A mudança de temperatura deve fazer com que a tampa se solte. Remova-a.

Passo 5

Evite outra vedação por vácuo novamente retirando a tampa da panela. Deixe-a um pouco fora do centro de maneira que o vapor possa sair. Isso prevenirá que a tampa fique presa. Ou, também, é possível deixar a panela sem tampa.

Mais recentes

×