×
Loading ...

O ácido alfa-lipoico reduz as rugas?

O ácido alfa-lipoico é um antioxidante naturalmente produzido pelo organismo humano. Ele ajuda a combater os radicais livres, que são os resíduos produzidos por seu corpo ao converter o alimento em energia. Eles danificam as células e podem levar a um envelhecimento prematuro. O uso regular de ácido alfa-lipoico pode reduzir o aparecimento de rugas.

Use um creme facial com ácido alfa-lipoico para combater os danos do sol (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

Formas disponíveis

O ácido alfa-lipoico está disponível em vários cremes faciais hidratantes e suplementos. Também está presente naturalmente em muitos alimentos, incluindo brócolis, espinafre, carnes orgânicas e vermelhas. Consumi-los junto a suplementos que contém ácido alfa-lipoico é um método eficaz para levar antioxidantes às células. Cremes tópicos que contenham esta substância junto a protetores solar podem fornecer maior proteção contra os danos do sol.

Loading...

Benefícios à pele

Consumir alimentos e suplementos ou passar cremes que são ricos em ácido alfa-lipoico oferece alguma proteção contra os radicais livres. Essa substância pode reduzir as rugas, especialmente linhas finas, e o aparecimento de cicatrizes. Também pode proporcionar proteção UV e impedir o envelhecimento prematuro da pele. No entanto, os resultados variam de acordo com usuário e os hidratantes com antioxidantes não são substitutos do protetor solar.

Dosagem recomendada

Embora não exista uma dose certa, é recomendado, em geral, 20 a 50 miligramas por dia de antioxidantes. Não há orientações referentes ao máximo e mínimo de concentração de ácido alfa-lipoico em cremes para combater rugas. Alguns estudos clínicos, no entanto, usaram cremes com uma concentração de 5% e relataram melhorias na textura da pele, como a diminuição da rugosidade.

Segurança

Os efeitos colaterais, como brotoejas, raramente são causados por cremes que contenham ácido alfa-lipoico. Se estiver usando um medicamento ou tomando suplementos, fale com seu médico antes de tomar um produto com ácido alfa-lipoico. Se estiver grávida ou amamentando, você não deve tomá-lo, já que os efeitos ainda não foram estudados.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...