×
Loading ...

Como fazer um adaptador de baterias AA para C

Em 1936, evidências de uma bateria de argila de 2.000 anos foram encontradas perto de Bagdá, mais detalhes em allaboutbatteries.com. É especulado que essa bateria foi usada para galvanizar prata. Hoje, as baterias são fabricadas em diversos tamanhos e são utilizados para inúmeros propósitos, mas, como os dispositivos eletrônicos ficaram menores, as baterias também tiveram que diminuir. Embora as baterias de tamanho C durem quase duas vezes mais que as pilhas AA, ambas produzem 1,5 volts. As pilhas AA são mais baratas e mais fáceis de serem encontradas do que as baterias C, por estas razões, é melhor adaptar pilhas AA para formar uma bateria C. Os adaptadores estão disponíveis nas lojas, mas também podem ser facilmente construídos em casa.

Instruções

Pilhas AA podem ser adaptadas para formar baterias C (electric a battery image by Yuri Bizgaimer from Fotolia.com)
  1. Corte o cano PVC utilizando a serra ou o cortador, com tamanho um pouco menor que a sua pilha AA (cerca de 5 cm).

    Loading...
    Corte o tubo de PVC usando um arco de serra (hack-saw image by Aleksandr Ugorenkov from Fotolia.com)
  2. Envolva um pequeno pedaço de fita isolante em volta da pilha AA para que ela caiba perfeitamente no tubo PVC. Não deixe a pilha muito apertada, pois torna difícil a sua remoção depois.

    Envolta a pilha AA com fita isolante (adhésif image by Unclesam from Fotolia.com)
  3. Insira a pilha AA coberta de fita isolante no tubo PVC.

  4. Envolva o tubo PVC com fita isolante para que o diâmetro aumente para 2,5 cm, que é o tamanho exato de uma bateria tamanho C (o tubo sem a fita tem aproximadamente 2,2 cm de diâmetro).

  5. Utilize a pilha AA adaptada como você usaria uma C.

Loading...

Dicas

  • Não deixe que a fita cubra nenhum dos polos da pilha AA e nem as extremidades do tubo, pois a fita pode interferir nos contatos da bateria.

O que você precisa

  • Tubo PVC de 125mm
  • Arco de serra ou cortador de tubos PVC
  • Fita comum ou isolante

Referências

Loading ...
Loading ...