×
Loading ...

Como adicionar fio terra a uma tomada não aterrada

Tomadas residenciais são conectadas a um cabo elétrico padrão de bitola 12/2 e estão ou no meio de uma série de circuitos de tomadas (chamadas de "tomadas intermediárias") ou no final do circuíto ("tomadas finais"). Embora cada tomada possua um terminal terra ao seu lado, as tomadas intermediárias têm dois terminais terra. Consequentemente, um novo pedaço de fio exposto é conectado aos dois fios terra existentes, sendo que a outra ponta desse novo fio é ligada ao terminal terra da tomada.

Instruções

Tomadas elétricas possuem um terminal terra que é utilizado para conectar um fio terra (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Desligue, na caixa de disjuntores, a energia do circuito de tomadas que você vai trabalhar. Ligue um aparelho elétrico portátil (como uma lâmpada ou rádio) em ambos os conjuntos de tomadas, e se ele funcionar, então o disjuntor do circuito errado foi desligado. Volte à caixa de disjuntores e desligue o disjuntor correto.

    Loading...
  2. Desparafuse e remova o espelho frontal da tomada com uma chave de fenda. Solte os dois parafusos que seguram a tomada na caixa elétrica, e com cuidado, retire a tomada. Caso ela tenha dois conjuntos de fios pretos e brancos conectados aos terminais, então ela é uma tomada intermediária. Um conjunto de fios pretos e brancos constituem uma tomada final, e nesse caso, você deve puxar o fio terra atrás da caixa elétrica e torcer sua ponta em um formato de gancho, utilizando para isso um alicate de nariz comprido.

  3. Afrouxe o parafuso do terminal terra que está no lado da tomada e coloque a ponta em formato de gancho do fio ao redor do parafuso do terminal, e por fim, aperte o parafuso. Porém, para as tomadas intermediárias, corte um pedaço de 15 cm de fio terra exposto utilizando um cortador de fios. Puxe os dois fios terra da caixa elétrica e retire o conector de torção que está unindo as suas pontas. Junte uma ponta do novo fio terra de 15 cm junto com as pontas dos fios terra existentes e insira o conector de torção. Utilize o alicate de nariz comprido para torcer, em um formato de gancho, a outra ponta do novo fio que você instalou.

  4. Solte o parafuso do terminal terra que está no lado da tomada. Posicione a ponta em gancho do novo fio terra ao redor da haste do parafuso e aperte-o no fio. Empurre a tomada junto com os fios na caixa elétrica, fixando-as com dois parafusos, e por fim, prenda o espelho frontal na tomada utilizando uma chave de fenda. Ligue a energia na caixa de disjuntores.

Loading...

Dicas

  • Um testador de circuito também pode ser utilizado para verificar se o circuito da tomada não está energizado, bastando inserir as duas pontas de prova em ambos os buracos das tomadas. Se a luz do testador acender, o circuito ainda está energizado, caso contrário, ele estará desligado.

O que você precisa

  • Aparelho elétrico portátil
  • Chave de fenda
  • Fio terra
  • Cortador de fio
  • Alicate de nariz comprido

Referências

Loading ...
Loading ...