×
Loading ...

Como adicionar sorbato de potássio em vinhos antes da edulcoração

Fabricantes de vinhos suaves, aos quais são adicionados açúcares depois que o processo de fermentação ocorre, enfrentam um problema: as leveduras que fermentam os açúcares do suco de uva podem, da mesma forma, consumirem os açúcares adicionados para adoçar o vinho. Para evitar isso, as leveduras devem ser neutralizadas, o que pode ser feito com a adição de sorbato de potássio, um conservante comum em forma de pó. Essa substância impedirá que as leveduras remanescentes no vinho reproduzam-se. Entretanto, não as matará; o que torna essencial a eliminação de tantas quanto for possível antes da adição do conservante.

Instruções

Sorbato de potássio é usado ao fazer vinhos suaves caseiros (Wine making press image by liubomirt from Fotolia.com)
  1. Faça a trasfega do vinho. Isso significa deixá-lo em repouso até que os sedimentos acumulem-se no fundo e, em seguida, bombeá-lo para um recipiente limpo. Deve ser feito com um intervalo de 30 a 60 dias enquanto o vinho estiver fermentando, até que não haja mais sinal de sedimentos remanescentes na parte inferior do recipiente. O processo de trasfega remove a maior parte das leveduras do vinho, o que é essencial para assegurar que os micro-organismos existentes não consumam excessivamente o açúcar usado para adoçar a bebida.

    Loading...
  2. Calcule a quantidade de sorbato de potássio a ser adicionada. Não há fórmula exata para isso, mas uma boa orientação é baseada na quantidade de álcool no vinho (quanto mais álcool, menor a quantidade necessária de sorbato). Um vinho com teor alcoólico de 10% requer 0,2 g de sorbato por litro de vinho (g/L). Para vinhos com teores alcoólicos de 11, 12, 13 e 14%, são necessários 0,17; 0,13; 0,10 e 0,07 g/L, respectivamente. Essas medidas supõem um pH inferior a 3,5 e quantidades adequadas de dióxido de enxofre (necessário para controlar o crescimento de bactérias, sendo um ingrediente essencial no início do processo de fabricação de vinho).

  3. Multiplique a quantidade necessária de sorbato, em gramas por litro, pela quantidade de vinho a ser produzida. Por exemplo, se o objetivo é produzir 100 L de vinho com teor alcoólico de 13%, seria necessário 10 g de sorbato de potássio em pó. Como uma colher de sopa de sorbato de potássio pesa cerca de 2,9 g, devem ser adicionadas, aproximadamente, 3,3 colheres de sopa do conservante.

  4. Polvilhe o vinho com sorbato de potássio e misture bem. Então, armazene a bebida até que esteja pronta para a adição de adoçante.

Loading...

Dicas

  • Vinhos com pH mais baixo (como os Rieslings) necessitam de menos sorbato de potássio, visto que o composto funciona mais eficientemente em um baixo pH.

Aviso

  • O maior risco de usar sorbato de potássio é que ele estimule o crescimento de bactérias malolácticas, que podem arruinar o vinho irreversivelmente. Para evitar esse problema, é possível adicionar ao vinho dióxido de enxofre ou lisozima quando armazenar o lote.

O que você precisa

  • Sorbato de potássio em pó
  • Colher

Referências

Loading ...
Loading ...