Como adotar uma criança nos Estados Unidos

••• Image Source/Digital Vision/Getty Images

Aceitar adotar o bebê de alguém é um ato incrível de amor e abnegação. Nos Estados Unidos isso pode ser feito normalmente, e caso seja sua moradia no momento, esses passos podem te auxiliar a completar o processo. Será preciso tempo, paciência e dinheiro, mas vale a pena o sacrifício. A alegria que você trará ao bebê -- e aos pais dele -- não tem preço!

Passo 1

Discuta os detalhes do acordo com os pais do bebê. Há muitas questões a considerar, e é válido ter algum tipo de plano, antes de iniciar o processo oficial. Há muitas perguntas que precisam ser respondidas. Quem pagará pelo processo? Quantas vezes a criança terá a possibilidade de ver a mãe biológica? Além disso, será preciso ter certeza de que o pai da criança estará disposto a desistir de seus direitos.

Passo 2

Organize suas finanças. A adoção, mesmo quando privada, geralmente custa entre cerca de R$ 23.000 a R$ 34.500, embora isto possa variar muito. Certifique-se de ter o orçamento para os custos que vêm com a vinda de uma criança em sua casa. Talvez seja preciso comprar itens, como roupas, mobília do quarto e brinquedos.

Passo 3

Contrate um advogado para lidar com os aspectos legais da adoção. É aconselhável contratar um que tenha experiência em lidar com adoções. É possível encontrar um advogado na lista telefônica, entrando em contato com uma agência de adoção local, ou fazendo uma busca na internet.

Passo 4

Complete um estudo de residência. Antes de o bebê poder viver com você, o Estado tem de se certificar de que sua situação de vida é adequada. Uma assistente social irá inspecionar sua casa e pode fazer várias entrevistas com você. Provavelmente será preciso fornecer informações sobre suas finanças, saúde física e histórico de emprego. Uma verificação de antecedentes terá de ser realizada com todos os adultos que vivam em sua casa.

Passo 5

Aguarde até que o processo seja finalizado. O estudo de residência pode levar dois meses ou mais e o bebê não pode ser alocado até que o estudo seja concluído. Em seguida, os pais biológicos assinarão os papéis que encerram seus direitos para com a criança, momento em que o bebê pode ser alocado em sua casa. Haverá um período de espera de cerca de seis meses, antes da adoção ser finalizada por um juiz.

Mais recentes

×