×
Loading ...

Como afiar as facas de aço Damasco

Atualizado em 17 abril, 2017

As armas de aço de Damasco são originárias do sexto século antes de Cristo, sendo raras. As produções recentes não contém a mesma composição de aço como as originais, mas elas ainda honram o seu nome. A extremidade de sua faca de aço Damasco passa por um rigoroso processo de afiação, durante a produção, para criar uma extremidade de corte detalhada. Com o uso regular, os dentes de serra da lâmina podem torna-se desalinhados. Com uma haste de afiação apropriada, você pode rapidamente restaurar a ponta afiada de sua faca Damasco.

Instruções

Como afiar as facas de aço Damasco (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

    Lâminas lisas

  1. Segure a haste cerâmica de afiar em sua mão esquerda.

    Loading...
  2. Coloque a parte da lâmina mais próxima do cabo na haste, a um ângulo de 20 graus. Este é chamado o "calcanhar" da lâmina.

  3. Puxe a lâmina lentamente, do calcanhar à ponta, sobre a haste de afiar. Use uma pressão leve, para que você não remova nenhum metal da lâmina.

  4. Vire a face e coloque a lâmina contra a haste, novamente, para afiar o outro lado. Depois, repita o processo mais uma vez em cada lado.

    Lâminas serradas

  1. Segure a lâmina da faca, verticalmente, e desenhe um triângulo de seção transversal, do calcanhar à ponta, feito nas hastes da cerâmica.

  2. Alterne os lados da faca, enquanto estiver trabalhando para afiar a extremidade serrada. Você não precisa afiar cada serrilhado individual.

  3. Repita de duas a três vezes em cada lado da lâmina.

Loading...

Dicas

  • Coloque a lâmina sobre a haste de afiação lentamente. A velocidade não ajuda a afiar uma faca Damasco e aumenta o risco de acidente, se a sua mão escorregar, enquanto estiver segurando a faca.

O que você precisa

  • Uma haste cerâmica reta de afiação
  • Uma seção transversal triangular na haste cerâmica de afiação

Referências

Loading ...
Loading ...