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Como ajudar uma criança a se concentrar na escola

Crianças têm dificuldade em se concentrar na escola por várias razões. Muitas ficam distraídas com barulhos, movimentos, com a presença de outras crianças e com uma variedade de outros fatores. Enquanto algumas são portadoras de distúrbios como o déficit de atenção e a hiperatividade, outras simplesmente acham difícil manter a concentração.

Instruções

Quebra-cabeças, leituras e outras atividades podem ser um desafio se a criança não consegue se concentrar (getty images)

    Nível das atividades

  1. Fale com seu filho e com o professor para ter certeza de que as tarefas da escola não são muito difíceis. Se as tarefas estão acima da capacidade particular da criança, ela ficará frustrada e perderá o foco facilmente.

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  2. Pergunte ao professor se ele não pode criar atividades agrupadas para seu filho, baseadas no tempo e em seções de materiais. Uma vez que um grupo de atividades estiver completo, deixe a criança fazer outro, como desenhar ou qualquer outra atividade que não perturbe o resto da sala. Deve ser algum exercício que permita que seu filho descanse mentalmente antes de prosseguir para a próxima seção.

  3. Discuta com seu filho e com seu professor qual pode ser o lugar mais adequado para ele na sala de aula. Algumas crianças têm melhores desempenhos perto do professor e outros quando estão no fundo da sala. Ache um assento onde será mais provável que ele permaneça concentrado e menos distraído por outras variáveis, como atividades sendo observadas através da janela.

  4. Dê um fim em outros fatores que podem causar distrações. Seu filho fica com fome ou sede durante o dia? Ele está tendo problemas pessoais com alguém de sua classe? Discuta sobre possíveis acontecimentos que não o estão deixando se concentrar nas aulas.

  5. Converse com o médico de seu filho e tenha uma rotina física direcionada a eliminar qualquer doença ou complicação. Seu médico também pode querer avaliar seu filho com o intuito de verificar outras condições, tais como déficit de atenção e hiperatividade.

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Referências

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