×
Loading ...

Como ajustar blusas

Se você perdeu um pouco de peso e não quer deixar de usar sua blusa favorita ou encontrou a camisa perfeita em uma loja e a comprou mesmo sabendo que estava um pouco grande, seu problema tem solução! Felizmente, ajustar uma blusa é fácil, mesmo que você seja um costureiro inexperiente.

Instruções

Apertar uma blusa é relativamente simples, mesmo para um iniciante (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

    Instruções

  1. Passe a blusa para que ela fique livre de rugas e nervuras. Vai ser muito mais fácil de trabalhar assim.

    Loading...
  2. Vire a blusa ao avesso e vista-a.

  3. Se possível, tenha alguém para ajudá-lo. Caso contrário, fique de frente para um espelho de corpo inteiro. Alfinete ao longo das costuras laterais da blusa de forma que consiga ajustá-la a seu gosto. Tente utilizar a mesma quantidade de alfinetes em cada lado. Caso você decida apertar mais sua blusa, não se preocupe, pois você pode ajustá-la posteriormente.

  4. Retire cuidadosamente a blusa e coloque-a em uma superfície plana.

  5. Olhe para os alfinetes que você afixou na blusa. Usando uma caneta para tecido faça uma linha pontilhada ao longo da linha com os alfinetes. Ajuste a linha para remover quaisquer dobras, de forma que a costura possua uma curva suave que siga a curvatura natural da blusa. Faça isso dos dois lados.

    Os alfinetes serão um guia para a obtenção de uma costura precisa (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  6. Olhe os dois lados para conferir se parecem simétricos. Você também pode dobrar a blusa ao meio e conferir se os alfinetes estão alinhados. Faça ajustes, se necessário, para tornar os dois lados simétricos. Certifique-se de que a bainha esteja alinhada.

  7. Coloque um lado da blusa sob a máquina de costura. Comece com aproximadamente 1,3 cm ao longo da costura original, faça alguns pespontos, e, em seguida, use um ponto reto para costurar sob a linha pontilhada.

  8. Costure ao longo da linha pontilhada, certificando-se de pespontar 1,3 cm na parte inferior. Repita os passos 7 e 8 no outro lado da blusa.

  9. Caso deseje usar a blusa folgada novamente, basta deixar a costura aberta deixando o excesso de tecido solto. Se essa for uma alteração permanente, corte o excesso de tecido deixando cerca de 1 cm de pano.

  10. Usando uma máquina de overloque ou um ponto em ziguezague, passe por cima das bordas cruas dentro da nova costura lateral, de modo que ela não desfie.

    Aproveite o novo ajuste de sua blusa (Jupiterimages, Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)
Loading...

Aviso

  • Esta técnica funciona com blusas básicas. Se você estiver trabalhando com uma blusa que tenha muitas pregas e enfeites, é melhor levá-la a um alfaiate profissional, especialmente se você não se sente seguro ao costurar.

O que você precisa

  • Máquina de costura com agulha apropriada
  • Linha da mesma cor
  • Alfinetes
  • Tesoura
  • Caneta para tecido
  • Ferro

Referências

Loading ...
Loading ...