×
Loading ...

Como ajustar seu dínamo de 6 V para que carregue uma bateria de 12 V

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Dispense o regulador de tensão para que seu dínamo de 6 V possa carregar uma bateria de 12 V. O regulador é ligado em série com o dínamo e ajusta a saída de tensão em 6 V, garantindo que todo equipamento elétrico alimentado por ele não sobrecarregue. Essa voltagem produzida pelo dínamo é regulada pela velocidade de giro do rotor (quanto mais rápido girar, maior a tensão, embora haja um limite). Simplificando, a tensão seria uma pressão que força a corrente elétrica a fluir pelos fios. Ela pode ser comparada como uma pressão hidráulica em um cano -- quanto maior a pressão, mais rápido a água corre.

Instruções

Desconecte o regulador de tensão para ajustar seu dínamo para uma voltagem maior (six volt battery image by bluefern from Fotolia.com)
  1. Desconecte o regulador de tensão do dínamo para que possa aumentar a voltagem. Ele está montado em série entre o dínamo e a bateria, você terá que contorná-lo.

    Loading...
  2. Remova os fios que conectam o regulador; as extremidades opostas dos fios se ligam diretamente ao dínamo. Retire os fios que ligam o regulador à bateria. Quaisquer outros fios conectados ao regulador podem ser deixados no lugar agora que ele está desativado.

  3. Ligue os fios do dínamo que você retirou do regulador de tensão aos fios que vão à bateria. Combine os fios de mesma cor (vermelho com vermelho, preto com preto). Utilize uma fita isolante para unir o conjunto de fios.

  4. Ligue o dínamo. Velocidades maiores gerarão mais tensão do que as menores. Deixe seu dínamo carregar a bateria por algumas horas.

Loading...

Dicas

  • Se seu dínamo estiver conectado a outro aparelho eletrônico, ele precisa ser desligado enquanto o dínamo estiver carregando sua bateria, pois a tensão pode aumentar muito e danificar o equipamento

Referências

Loading ...
Loading ...