Como ajustar o tamanho da tela do "DOSBox"

Até o Windows 95, a maioria dos jogos de computador executava sob o MS-DOS. Desde que o Windows parou de usá-lo, a partir do Windows Me, esses jogos mais antigos precisam de um software de emulação para funcionar corretamente. O "DOSBox" é um emulador gratuito, que permite aos usuários a correção de seus jogos antigos. Ele pode ser alternado entre tela cheia e modo de janela. No entanto, o modo de tela cheia de jogos feitos para monitores 4:3 pode ficar muito estranho em monitores widescreen. Os usuários podem alterar as configurações originais editando o arquivo de configuração do "DOSBox", com um editor de texto.

Passo 1

Clique no botão "Iniciar" na barra de tarefas do Windows e digite "dosbox.conf" (sem as aspas) na barra de pesquisa, na parte inferior do menu.

Passo 2

Pressione a tecla "Enter" ou clique no ícone da lupa, para abrir a lista de resultados. Se não aparecer nenhum resultado, clique em "Ver mais resultados" e em "Computador", na parte inferior da tela.

Passo 3

Clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo "dosbox.conf" e em "Abrir com". Selecione "Bloco de notas", uma janela de texto aparecerá.

Passo 4

Procure pela linha "fullscreen=false" e mude "false" (falso) para "true" (verdadeiro). Isso funciona bem em monitores 4:3, mas se estiver em um monitor widescreen, a imagem aparecerá esticada. Para manter a tela 4:3, mude "fullscreen=" para "false" e procure pela linha "windowresolution=original".

Passo 5

Exclua o "original" e digite a resolução da tela com a qual você quer que a janela do "DOSBox" abra. Se quiser abri-la com 1024 x 768, mude a linha para "windowresolution=1024x768" (sem as aspas).

Passo 6

Clique em "File" (Arquivo) e em "Save" (Salvar), para salvar as alterações.

Mais recentes

×