×
Loading ...

Como alastrar uma samambaia

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Fazer mudas de samambaias que têm rizomas, caules subterrâneos de onde as raízes nascem, é possível através da divisão destes. As pontas de galhos de samambaias que não possuem rizomas cortados podem funcionar, mas a separação é o método com mais chances de sucesso.

Instruções

Muda de samambaia (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

    Como fazer?

  1. Tire a samambaia do vaso e agite suavemente o torrão para que o excesso da terra do vaso caia.

    Loading...
    Samambaias adultas (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)
  2. Encontre um rizoma - uma haste grossa com raízes ramificadas. Você deve escolher um pedaço com folhagem crescendo sobre ele para uma propagação bem sucedida. É útil, mas não é necessário ter raízes já crescendo no rizoma.

    Samambaia (David De Lossy/Photodisc/Getty Images)
  3. Corte uma pequena parte do rizoma com uma faca afiada. Você pode cortar várias partes se quiser mais de uma nova samambaia.

    Samambaia (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  4. Coloque os pedaços de rizoma em pequenos vasos com a folhagem apontando para cima; é uma boa ideia umedecer o substrato antes de inserir o rizoma. Um substrato padrão é suficiente para a propagação de samambaia.

  5. Coloque a muda de samambaia em um ponto de luz baixo, longe da luz solar direta. Tampe a panela em plástico transparente, usando um saco plástico ou garrafa de 2 litros; o plástico ajuda a manter a nova samambaia úmida e quente.

  6. Descubra a samambaia em um mês, durante o próximo mês, jogue água apenas uma vez a cada duas semanas. A muda precisa de tempo para se adaptar a um ambiente ao ar livre. Após este período, comece a tratar a planta como uma samambaia madura.

Loading...

O que você precisa

  • Plástico limpo
  • Faca afiada
  • Substrato para plantio
  • Vasos
Loading ...
Loading ...