×
Loading ...

Como alinhar a cabeça de uma fresadora

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Fazer o alinhamento, também chamado de deslocamento, da cabeça de uma fresadora é uma maneira de ter certeza que ela está ajustada em linha reta. Isso é essencial para um corte preciso; se a cabeça estiver desajustada, mesmo que seja em 0,1 mm, os cortes sairão mais desalinhados que isso. Com ferramentas de medição de precisão e uma chave, você poderá realinhar a cabeça da fresadora manual, verificar se toda ela está acurada e se suas peças estão saindo de dentro dos limites de tolerância na parte da impressão, os quais indicam as dimensões dos cortes e a quantidade de desvio permitido.

Instruções

Uma chave é tudo que você precisa para ajustar o ângulo da cabeça de uma fresadora em múltiplas direções (wrench image by Stanisa Martinovic from Fotolia.com)
  1. Solte os três parafusos de fixação no lado direito de frente para fresadora. Isso lhe permitirá zerar o eixo X do transferidor. Utilize uma chave para mover a porca de ajuste da cabeça, em cima do eixo do braço dela, para zerá-la.

    Loading...
  2. Instale um indicador analógico ao eixo e coloque a ponta do indicador na parte frontal da mesa. Abaixe um pouco a cabeça do eixo até que o ponteiro se mova no sentido horário. Defina-o em zero para verificar a orientação da cabeça do eixo ao longo do eixo X.

  3. Ajuste o indicador para que forme um ângulo de 180˚ com a parte de trás da mesa. Verifique-o para ver em qual direção você precisa ajustar a cabeça para alinhá-la. Uma leitura negativa significa que ela está inclinada para a frente, uma positiva significa que está inclinada um pouco para trás.

  4. Ajuste o ângulo da cabeça utilizando a porca de ajuste da cabeça para obter a mesma leitura tanto na frente como na parte detrás da mesa. Isso indica que a cabeça está deslocada e em linha reta. Aperte cuidadosamente as três porcas no lado direito da cabeça.

  5. Verifique novamente a leitura da frente e das costas para assegurar-se de que não há nada fora do lugar depois de apertar os parafusos. Folgue-os e reajuste a cabeça se as leituras nos dois lados diferirem em mais de 0,07 mm.

  6. Solte os quatro parafusos principais na parte frontal da cabeça. Utilize uma chave para ajustá-la ao longo do eixo Y. Esta porca está no lado direito da fresadora, logo acima da alça do eixo oco — alavanca grande que aumenta e diminui o eixo para um corte mais profundo e perfurante.

  7. Utilize o indicador nas laterais esquerda e direita da mesa, como fez nas Instruções 2 a 5, e reaperte os quatro parafusos da frente se já tiver alinhado a cabeça. Verifique novamente os dois pontos depois do aperto, para ter certeza de que mais nenhum ajuste é necessário.

Loading...

O que você precisa

  • Chave
  • Indicador analógico

Referências

Loading ...
Loading ...