×
Loading ...

Como alisar os cabelos com uma solução de permanente

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A solução de permanente, quando aplicada ao cabelo, penetra no fio e o retreina para que ele mantenha a mesma configuração de quando estava saturado. Por essa razão, o cabelo pode ser tanto alisado quanto cacheado quando o produto estiver em contato com ele. Algumas mulheres conseguem alisar o cabelo com essa solução, mas, para aquelas que experimentaram uma reação negativa a um permanente anterior, o melhor é consultar um profissional antes de prosseguir.

Instruções

Se você não gosta mais dos seus cachos, alise-os com uma solução de permanente (hair texture image by Xavier MARCHANT from Fotolia.com)
  1. Alise o cabelo dois ou três dias após a lavagem mais recente, pois os óleos naturais ajudarão a proteger os fios. Siga o procedimento de teste incluso nas instruções e, após o período necessário, junte todos os materiais dos quais precisará.

    Loading...
  2. Comece penteando o cabelo para remover qualquer embaraço. Prepare seu pescoço e a linha do cabelo com uma camada fina de vaselina. Isso impedirá que a solução de permanente queime sua pele. Coloque a capa protetora e as luvas.

  3. Faça uma divisão horizontal logo acima das orelhas e na cabeça toda. Pegue a porção superior de cabelo e prenda-a com grampos.

  4. Umedeça com água a porção inferior, usando um pouco mais nas pontas do que na raiz. As pontas do cabelo são mais porosas e mais suscetíveis à quebra. No entanto, nenhuma parte do cabelo deve ficar encharcada.

  5. Misture a solução de permanente e trabalhe rapidamente ao colocá-la no cabelo. Esprema a solução perto da raiz e, com os dedos e um pente largo, suavemente espalhe o produto até as pontas, certificando-se de cobrir bem as mechas. Trabalhe em seções até terminar toda a parte inferior do cabelo.

  6. Coloque os prendedores planos na ponta das mechas para deixá-las lisas e aplique um pouco de pressão. Use os papéis inclusos no kit de permanente para enrolar as pontas antes de afixar os prendedores.

  7. Repita o mesmo procedimento com a parte superior do cabelo. Tome cuidado para não mexer nas mechas já com produto conforme trabalha nas outras. Além disso, lembre-se de pentear bem os fios antes de prendê-los.

  8. Deixe passar o tempo determinado nas instruções que vieram com a solução de permanente. Para verificar o andamento do processo, retire o prendedor de uma mecha e veja o formato dos fios. Se eles estiverem lisos como você deseja, vá para o estágio de neutralização. Você também pode deixar a solução agindo por mais tempo, mas jamais exceda os minutos recomendados.

  9. Aplique o neutralizador enquanto o cabelo ainda estiver preso. Tente não mexer muito nas mechas conforme espreme o neutralizador na raiz e espalha até as pontas. Haverá bastante gotejamento, mas mantenha sua cabeça reta. Alguns permanentes, porém, pulam essa etapa e passam diretamente para a lavagem dos fios.

  10. Remove os prendedores e enxágue o cabelo no chuveiro. Evite virar a cabeça para cima enquanto faz isso. Lave e hidrate o cabelo normalmente. Após o enxágue final, dê batidinhas com a toalha na cabeça para secar os fios. As 24 horas seguintes são importantes, e você deve evitar ficar tocando no cabelo.

Loading...

Dicas

  • Recrute alguém para ajudar você a pentear e prender o cabelo. É difícil fazer tudo sozinha e ainda assim manter as mechas paralelas.

Aviso

  • Antes de alisar o cabelo, espere ao menos um mês se tiver feito qualquer outro processo químico nos fios.
  • Não aplique a solução de permanente em um cabelo altamente danificado. Isso apenas irá piorar a condição dos seus fios.
  • Se você estiver preocupada com a segurança do procedimento, consulte um profissional e faça uma avaliação antes de prosseguir.

O que você precisa

  • Kit de permanente
  • Vaselina
  • Capa protetora
  • Luvas de borracha
  • Grampos de plástico
  • Borrifador com água
  • Pente largo
  • Prendedores planos e de plástico

Recursos

Loading ...
Loading ...