×
Loading ...

Como aliviar os sintomas de fadiga crônica

A síndrome da fadiga crônica é caracterizada por extrema fadiga que interfere na realização das atividades diárias e, infelizmente, sua causa não é conhecida. O diagnóstico é baseado em sintomas e avaliação médica. Além de fadiga debilitante, outros sintomas podem estar presentes. Não há atualmente uma cura para a síndrome, no entanto o tratamento é essencial para trazer alívio dos sintomas e melhorar a qualidade de vida.

Instruções

Alivie os sintomas da síndrome da fadiga crônica
  1. Mantenha bons hábitos de sono, já que descansar o suficiente é decisivo para reduzir a fadiga. Não tome bebidas com cafeína por várias horas antes de dormir. Mantenha o quarto escuro e fresco, pois isso facilita o sono. Vá dormir na mesma hora todas as noites.

    Loading...
  2. Faça uma massagem. Isso pode ajudar a reduzir dores e a rigidez muscular que afeta algumas pessoas com a síndrome. Fazer massagens regulares pode também reduzir o estresse e a ansiedade, que frequentemente ocorrem com doenças crônicas.

  3. Faça exercícios leves. O fôlego, a força e a flexibilidade podem melhorar com exercícios, podendo ajudar a reduzir a fadiga. É importante controlar o ritmo e começar lentamente.

  4. Use medicação para reduzir a dor, já que muitas pessoas com essa síndrome sofrem de dores musculares, de cabeça e nas juntas. Tomar medicações anti-inflamatórias não esteroides pode ajudar a diminuir as dores. Algumas pessoas também apresentam sintomas alérgicos. Anti-histamínicos podem contribuir nesse caso.

  5. Procure fazer terapia, pois sofrer de fadiga crônica pode levar a depressão, irritação e sensação de isolamento. Um terapeuta pode oferecer sugestões e maneiras de lidar com seus sentimentos. Falar com um terapeuta ou em um grupo de apoio pode também aliviar as emoções negativas.

  6. Faça acupuntura. Alguns estudos sugerem que isso reduz a fadiga. Ela pode também ajudar com a dor e o estresse.

Loading...

Dicas

  • Priorize seus sintomas, pois pessoas com fadiga crônica frequentemente apresentam muitos sintomas. Identifique quais são os seus principais e converse com seu médico. Um plano de tratamento pode ser desenvolvido para tratar os piores sintomas primeiro.
  • Não se sinta culpado por ter que controlar seu ritmo e relaxar. Você não está sendo preguiçoso.

Aviso

  • Antes de começar um programa de exercícios, converse com seu médico. Ele irá recomendar tipos específicos de exercício, como caminhada e yoga. Ele também dará orientação para o que deve ser evitado.
Loading ...
Loading ...