×
Loading ...

O que usar como amarras ao estaquear tomates?

Os tomates são os vegetais mais comuns nos quintais dos EUA, ainda que muitas vezes causem confusão e frustração para os jardineiros inexperientes. Parte disso reside no fato do tomate poder ser determinado ou indeterminado, sendo alguns rotulados como semi-determinado. Os primeiros crescem até um tamanho pré-determinado e param de crescer, enquanto os indeterminados continuam a aumentar em altura ao longo da temporada. Os tomates determinados exigem pouco de estaqueamento, enquanto as outras se beneficiam desta técnica, oferecendo apoio às plantas maciças.

O estaqueamento de tomateiros mantém o fruto longe da terra (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Vantagens do estaqueamento e amarração

Um tomateiro estaqueado mantém as plantas eretas e evita que a folhagem e frutos caiam e se esparramem no chão. Isso deixa o fruto limpo e reduz o risco de danos causados ​​por insetos. Ele também torna a colheita mais fácil, já que os tomates estão seguros dentro do alcance. Usar amarras para fixar os ramos fornece suporte adicional para o crescimento das plantas.

Loading...

Tipos de amarras

As amarras de plantas são vendidas em lojas de ferragens ou utensílios para casa. Elas são fáceis de usar e são cortadas ou torcidas com a mão para prendê-las. No entanto, muitas amarras comerciais são inflexíveis e não acompanham o crescimento da planta. As elásticas permitem o crescimento e reduzem o risco de ferir os caules e ramos, pois exercem pressão sobre a corda.

Fabricação de suas próprias amarras

Fazer suas próprias amarras com um pedação de meia-calça ou tecido elástico, como material de camisa, é uma opção barata e preferida por muitos jardineiros. Como o tecido estica facilmente, os caules de plantas não sofrerão lesões conforme a planta crescer. Se amarradas frouxamente, estes laços darão apoio, mas não inibem o crescimento. Corte tiras de 10 a 15 cm de uma meia-calça velha ou tecido elástico macio para fazer as amarras para tomates. Uma largura de um a dois centímetros funciona bem.

Amarração de plantas

Passe a tira em volta do caule da planta de tomate. Com cuidado, puxe o talo principal em direção a estaca do jardim. Amarre as extremidades do tecido no estaqueamento ou treliça. Isso deve formar um laço frouxo que prenda o tomateiro, deixando espaço para a planta crescer. Amarrar muito apertado impede o crescimento saudável e pode cortar o caule à medida que se desenvolve. Repita este processo a cada 30 a 35 cm para garantir o estaqueamento. Adicione mais amarras conforme as plantas aumentam de altura.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...