×
Loading ...

Como apagar cicatrizes

As cicatrizes são o resultado da cura de feridas na pele. Quando há uma lesão de acnes, queimaduras, picadas ou cortes, forma-se um tecido cicatricial sobre a ferida para proteger a área. Existem muitos tipos de cicatrizes, dependendo da fonte da lesão e de outros fatores, como a genética. Algumas pessoas são mais propensas a ficar com cicatrizes do que outras. Há as levantadas, rebaixadas e as estrias. Devido à variedade, existem várias formas de apagar ou reduzir essas cicatrizes.

Instruções

Cicatrizes são o resultado da cura de feridas na pele (Keith Brofsky/Photodisc/Getty Images)
  1. Aplique óleo de vitamina E. A vitamina E é um popular tratamento de cicatrizes, embora os especialistas discordem quanto à sua eficácia. Alguns cirurgiões plásticos, como o Dr. Joel Studin, sugerem que os pacientes usem-na, porque a vitamina quebra as fibras de colágeno que formam a cicatriz. Mas os pesquisadores da Universidade de Miami realizaram um estudo que mostrou que a vitamina E tem pouco efeito em seu tecido. Use o óleo de vitamina E natural três vezes por dia.

    Loading...
    Use o óleo de vitamina E natural três vezes por dia (Photos.com/PhotoObjects.net/Getty Images)
  2. Use manteiga de cacau. Ela é um lubrificante natural feito de óleos vegetais das sementes de cacau. É cara e tem um cheiro agradável. É muitas vezes recomendada para a remoção de estrias. É comprovado que ela penetra profundamente na pele, por isso é boa para cicatrizes rebaixadas, como marcas de espinhas e estrias, as quais se formam na camada intermediária da pele.

    Use manteiga de cacau (Comstock/Comstock/Getty Images)
  3. Use o creme Mederma. Esse é um produto comercial que é recomendado para a remoção de uma variedade de cicatrizes. Muitos consumidores postam em fóruns elogios ao Mederma pela sua redução no aspecto de cicatrizes. O creme é caro, em torno de R$ 67,00 reais (preço médio em: 2009) por tubo. Aplique-o duas vezes por dia durante dois ou três meses.

    Use o creme Mederma (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  4. Use o ScarGuard MD. Esse creme pode ser comprado online por cerca de R$ 156 reais (preço médio em: 2009). Ele foi desenvolvido por um cirurgião plástico para reduzir cicatrizes levantadas e finas, como queloides. O produto contém silicone, cortisona e vitamina E. Muitos médicos recomendam-no aos pacientes. Para obter melhores resultados aplique duas vezes por dia durante dois a quatro meses.

    O ScarGuard MD reduz as cicatrizes finas (Keith Brofsky/Photodisc/Getty Images)
  5. Experimente as folhas de silicone. Elas têm uma base adesiva. Corte a folha no formato da cicatriz e coloque sobre a mesma. Sua pressão em torno da cicatriz reduz o tamanho dela. Segundo o site Beauty Brains, muitos dermatologistas concordam que é possível reduzir a cicatriz através da aplicação de silicone. Alguns produtos para conferir são Scar Rx Silicone Sheet e ReJuveness.

    Experimente as folhas de silicone (Creatas/Creatas/Getty Images)
  6. Consulte um cirurgião plástico ou dermatologista. Existem vários procedimentos que só podem ser feitos por um médico. Injeções de cortisona ajudam a reduzir cicatrizes grossas. Renovação a laser pode suavizar cicatrizes e torná-las menos perceptíveis. Peelings químicos desbotam a cor das cicatrizes e também eliminam as cicatrizes superficiais. Dermabrasão remove a camada superior da pele. Crioterapia utiliza nitrogênio líquido para congelar cicatrizes levantadas. Para grandes cicatrizes, o médico pode recortar a cicatriz e, em seguida, usar um enxerto de pele para preencher a área.

    Existem vários procedimentos que só podem ser feitos por um médico (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
Loading...

O que você precisa

  • Óleo de vitamina E
  • Manteiga de cacau
  • Mederma
  • Folhas de silicone

Referências

Loading ...
Loading ...