×
Loading ...

Como aplicar uma máscara de aquarela

A tinta tipo aquarela é misturada com água, oferecendo um visual leve e arejado, sendo usada em um papel resistente, especialmente desenvolvido para essa tinta. A máscara é um fluido ou líquido branco ou acinzentado feito de látex ou borracha, usado para "esconder" uma certa área enquanto você pinta. Assim que você aplicar a máscara ao papel, poderá pintar sobre a área inteira sem ter que evitar o ponto que não deseja pintar. Quando a tinta secar, você verá que a área coberta pela máscara permanecerá sem ser pintada, e a cobertura poderá ser removida.

Instruções

A máscara de aquarela ajuda a manter certas áreas da pintura claras ou não pintadas (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  1. Usando um lápis, faça um rascunho da imagem que você deseja. A tinta tipo aquarela é translúcida, então faça as linhas claras o bastante para que você não tenha que apagá-las depois de pintar.

    Loading...
  2. Sacuda a máscara de aquarela para deixá-la homogênea. Vários fluidos vêm com uma escova ou aplicador em esponja, mas se o produto em questão não os tiver, use um pincel pequeno, fino, descartável e umedecido. Também é possível comprar máscaras de aquarela em forma de canetas.

  3. Pincele a máscara sobre o papel completamente seco, aplicando-a como você faria com tinta. Se você já pintou o papel e quiser usar a máscara para manter a cor da tinta enquanto aplica uma outra cor, garanta que a tinta esteja seca primeiro.

  4. Deixe a máscara de aquarela secar. Veja no rótulo qual o tempo exato de secagem, que varia geralmente de 30 minutos a uma hora. Mesmo quando seca, ficará um pouco pegajosa.

  5. Pinte a área como desejar. A máscara de aquarela é parecida com a fita crepe usada por pintores de paredes; você pode ignorá-la e pintar com sua cor principal, e o espaço sob ela permanecerá sem ser pintado. Deixe a tinta secar por uma hora para garantir a secagem completa.

  6. Retire a máscara para aquarela usando um removedor de cola ou borracha para plástico. Esfregue a área que apresenta o fluido em uma direção, usando a ponta da borracha. A máscara será eliminada em pedaços arredondados; retire-os de sua pintura com a mão. Agora, a área estará pronta para a cor de tinta adequada.

Loading...

O que você precisa

  • Lápis
  • Pincel fino (opcional)
  • Borracha para superfícies plásticas

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...